Ex-Inter, Rentería fez dois gols e foi determinante na eliminação gremista
Com um gol de pênalti do ex-colorado Rentería, aos 48 minutos do segundo tempo, o Grêmio perdeu de virada pelo Millonarios por 3 a 1, nesta quinta-feira, no estádio El Campín, em Bogotá, e foi eliminado nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, em Porto Alegre, há 15 dias, o time gaúcho estava se classificando até os instantes final da partida por ter marcado um go, fora de casa.
Veja também:
link Outras notícias sobre o Grêmio
Rentería foi decisivo, com dois gols – John Vizcaino/Reuters
John Vizcaino/Reuters
Rentería foi decisivo, com dois gols
A eliminação do Grêmio definiu que o São Paulo – classificado na semana passada ao passar facilmente pela Universidad de Chile, a atual campeã – terá pela frente nas semifinais uma outra equipe chilena. Desta vez será a Universidad Católica e o duelo de ida, em Santiago, deverá acontecer na próxima quinta. A volta, no Morumbi, deverá ser marcada para o próximo dia 28. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmará datas e locais nesta sexta. A outra semifinal será entre Millonarios e Tigre, da Argentina.
Ao Grêmio, resta agora lutar pelo segundo lugar do Campeonato Brasileiro – já conquistado antecipadamente pelo Fluminense – para entrar na Copa Libertadores de 2013 já na fase de grupos. O time gaúcho, com 66 pontos, enfrenta neste domingo a Portuguesa, em São Paulo, pela 36.ª rodada. Seus concorrentes são o Atlético Mineiro, com 65, e o São Paulo, com 59.
Em campo, o Grêmio parecia que se classificaria com facilidade, mesmo jogando em Bogotá. Logo aos 12 minutos de jogo, o time gaúcho abriu o placar com o gol do zagueiro Werley, que aproveitou um rebote do goleiro Luis Delgado em falta cobrada pelo volante Leo Gago. Depois, não permitiu que o Millonarios o incomodasse no ataque – tanto que Marcelo Grohe não fez nenhuma defesa até o intervalo.
Na segunda etapa, o Grêmio começou melhor e com mais posse de bola, mas uma falha defensiva, aos 15 minutos, permitiu o gol de empate do Millonarios e reacendeu os colombianos. Livre na entrada da área, o atacante Wilberto Cosme recebeu a bola e tocou na saída de Grohe, no canto esquerdo. A bola bateu no pé da trave e entrou.
Com a igualdade, o Millonarios foi todo ao ataque e conseguiu a virada aos 35 minutos. Cosme, de dentro da área, cruzou na cabeça de Wason Rentería, que estava livre na pequena área. O atacante só teve o trabalho de colocar a bola no lado oposto de Marcelo Grohe para fazer 2 a 1.
O resultado ainda classificava o Grêmio, que resolveu se fechar todo na defesa. Só que um pênalti cometido por Werley em Yhonny Ramírez, aos 46 minutos, colocou tudo a perder. Rentería, que fez história no rival Internacional, virou o carrasco gremista ao bater no canto esquerdo alto de Grohe e marcar o gol da heroica classificação do Millonarios.
No fim, os gaúchos partiram para cima do árbitro Carlos Vera, inconformados com a marcação da falta que decidiu o jogo. Luxemburgo teve de agira para evitar o pior. “Fui tirar meus jogadores”, afirmou o técnico, visivelmente irritado com a apresentação na fase final. Sentamos a bunda lá atrás no segundo tempo.”
Ficha Técnica
MILLONARIOS 3 x 1 GRÊMIO
Millonarios – Delgado; Ochoa, Torres (Henríquez), Franco e Jarol Martínez; Ramírez, Otálvaro, Ortiz (Tancredi) e Candelo (Vásquez); Rentería e Cosme. Técnico – Hernán Torres.
Grêmio – Marcelo Grohe; Pará, Gilberto Silva, Werley e Anderson Pico; Fernando, Souza, Léo Gago, Marco Antônio (Elano) e Zé Roberto; Marcelo Moreno (Kléber, depois André Lima). Técnico – Vanderlei Luxemburgo.
Gols – Werley aos 12 minutos do primeiro tempo; Cosme, aos 15, e Rentería, aos 35 e aos 48 do segundo.
Árbitro – Carlos Vera (Equador)
Cartão amarelo – Zé Roberto, Anderson Pico, Ramirez, Pará e Werley.
Local – El Campín, em Bogotá.
