Jonas marcou mais um e foi o artilheiro da competição
Com uma atuação de luxo, o Grêmio venceu o Botafogo por 3 a 0 em jogo realizado na tarde deste domingo em um estádio Olímpico lotado por mais de 45 mil torcedores.
Com gols de André Lima, Jonas e Douglas, o Tricolor fechou com chave de ouro sua participação no Campeonato Brasileiro finalizando com a quarta colocação na tabela, com o título simbólico de campeão do segundo turno, o melhor ataque e o goleador da competição.
O jogo
O primeiro lance da partida já deu uma pequena demonstração da gana com que o Grêmio entrou em campo: Aos 2 minuto, Lúcio fez jogada pela esquerda e cruzou de perna direita pro interior da área. Jonas apareceu livre e cabeceou para o chão. Jefferson fez um milagre mandando para escanteio.
Na cobrança de escanteio, no segundo pau, Rafael Marques, mesmo agarrado pelo zagueiro, conseguiu dar de cabeça e a bola explodiu no travessão. Na continuação, outro escanteio.
Na cobrança, Gabriel recebeu um passe curto na entrada da pequena área e teve seu pé de apoio atingido por Somália. Penalidade máxima não assinalada pelo árbitro. Tudo isso com apenas 3 minutos de jogo.
O Botafogo conseguiu momentaneamente segurar o ímpeto tricolor e chegou a levar perigo aos 11 minutos: Marcelo Cordeiro levantou na área e Loco Abreu desviou de cabeça para boa defesa de Victor. Mas o time carioca não aguentaria por muito tempo.
Aos 20 minutos, o Tricolor abriu o marcador: Jonas recebeu na entrada da área e chutou forte, no canto direito. Jefferson se esticou e conseguiu fazer a defesa. No rebote, com oportunismo, André Lima mandou para as redes fazendo explodir o Olímpico!
Grêmio 1 a 0!
O Botafogo teve boa oportunidade aos 33: Loco Abreu acertou um belo chute da entrada da área. Victor fez grande defesa. Na continuação, o ataque carioca mandou pra fora.
O Tricolor respondeu três minutos depois em cobrança de falta: Jonas cobrou colocado no canto direito. Jefferson deu rebote e Lúcio perdeu. Ele foi bloqueado duas vezes na hora da conclusão.
Aos 38, nasceu o segundo gol gremista. Jonas começou a jogada, deu pra André Lima que devolveu na medida para Jonas. O goleador do campeonato chutou forte, da entrada da área. A bola ainda bateu no poste esquerdo antes de entrar! Golaço!
Grêmio 2 a 0!
Aos 46, André Lima ainda teve tempo para criar um grande lance: ele recebeu dentro da área e tentou por cobertura tentando surpreender Jefferson, que recuou e mandou para escanteio. Foi o último lance de um grande primeiro tempo onde o Tricolor mandou no placar e na partida.
Segundo tempo:
O Tricolor voltou para os últimos 45 minutos com o claro objetivo de matar a partida.
E não demorou muito para chegar ao terceiro gol. Aos 8 minutos, o goleiro Jefferson saiu jogando errado e entregou um presente para Douglas. O meia gremista deu para André Lima, completamente livre. Sem ser fominha, o atacante gremista tirou do goleiro e rolou para Douglas, que só teve trabalho de empurrar para o gol vazio fazendo Grêmio 3 a 0!
O gol da tranquilidade, que praticamente garantia a vitória e a quarta colocação no Campeonato.
O jogo caiu bastante em emoção e entusiasmo. Com o resultado garantido, o Tricolor tratou de administrar e tocar a bola. Batido em campo, o Botafogo não tinha forças para reagir.
Já eram passados 28 minutos quando Antônio Carlos acertou o travessão de Victor. Na continuação, bola pra fora. Escapou o Grêmio de levar o gol de honra do Botafogo.
Aos 29 minutos, Renato colocou Diego Clementino no lugar de André Lima. Minutos antes, ele já havia colocado Neuton na vaga de Fábio Rochemback, que deixou o campo sentindo o joelho.
No primeiro lance em que tocou na bola, Diego Clementino deu para Lúcio, dentro da área. Lúcio dominou e soltou uma bomba no travessão. Quase o quarto gol gremista.
A cada bola que dominava e tocava na frente, Clementino levantava a galera no Olímpico!
A mesma coisa com Paulão no setor defensivo. Muita raça e seriedade na manutenção da vantagem.
Aos 42, Clementino entrou livre pela direita e chutou na saída de Jefferson. Desta vez o goleiro carioca fez a defesa evitando o tradicional gol de Clementino no segundo tempo.
Sem tempo para mais nada, o final da partida marcou o término da participação do tricolor no ano de 2010.
Jogadores, comissão técnica e dirigentes fizeram questão de agradecer a participação fundamental da torcida gremista. Um momento de emoção que demonstra a união entre time e torcida que fez com que o Clube realizasse essa grande campanha.
Com este resultado, o Tricolor termina o Campeonato Brasileiro na quarta colocação, com 63 pontos. Uma campanha impecável no segundo turno. Agora o Clube aguarda a partida entre Independiente e Goiás, na próxima quarta-feira, em Avellaneda. Caso o clube argentino consiga reverter um resultado negativo de 0 a 2 e conquiste o título da Copa Sul-Americana, o Grêmio garante a tão desejada vaga na Copa Libertadores de 2011. Seria um justo prêmio a tudo aquilo que o Tricolor fez neste segundo turno.
