×

Meio Ambiente

Greenpeace elege Apple a fabricante de eletrônicos mais verde

Jobs se empenhou para conseguir reconhecimento do Greenpeace

O Greenpeace elegeu a Apple como a mais verde dentre 18 fabricantes de eletrônicos do mercado. A empresa obteve a melhor avaliação possível, identificada por grandes estrelas douradas, em todas as quatro categorias – desktops, notebooks, celulares e displays – do mais recente guia liberado pela organização. Em todas elas, os produtos da companhia foram considerados livres de substâncias danosas, após anos de criticas por parte da ONG.

“É hora de falar menos e fazer muito mais em termos de remoção de materiais químicos tóxidos”, diz Casey Harrell, diretora do Greenpeace International Electronics. “A Apple lidera, e a HP está correndo atrás, mas a falta de ação por parte de outras empresas garantem que os consumidores e o meio ambiente ainda saiam perdendo.”

O embate entre o Greenpeace e a Apple data desde agosto de 2006, quando o primeiro relatório da ONG foi divulgado. Nele, a empresa obteve uma pontuação de 2.6 dentre 10, resultado de notas baixas em todas as categorias. O Greenpeace chegou a fazer uma campanha, a “Torne a maçã verde”, para aumentar a conscientização de consumidores sobre a presença de produtos tóxicos em produtos da Apple.

Em 2007, Steve Jobs, CEO da Apple, escreveu uma carta aberta ao público em que admitia as falhas da empresa nessa área e determinava a remoção de materias químicos danosos de seus produtos.