Mais de 70 grávidas do Programa Gestante Mais Nutrida, atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, do Conjunto Cidade Sorriso I, no Benedito Bentes, participaram, na manhã de quarta-feira (29), de uma ação voltada à campanha Maceió Rosa, sobre o Combate ao Câncer de Mama.
As assistentes sociais Maria Joaquina (Unidade de Saúde Hamilton Falcão) e Marinilda Alves (Casa Maternal Denilma Bulhões) falaram sobre “Prevenção do Câncer de Mama”, alertando sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce da doença.
“O nosso foco é despertar nessas mulheres a necessidade de elas cuidarem da saúde, além de torná-las agentes multiplicadoras nas suas casas, em seu ambiente de trabalho e com seus amigos. Elas também aprenderam a importância da campanha Outubro Rosa, desde a sua criação”, explicou a coordenadora do Cras Cidade Sorriso, Mariele dos Santos.
Segundo a coordenadora, os encontros com as gestantes acontecem mensalmente, na sede do Cras. “Quando as grávidas iniciam o pré-natal, as Unidades de Saúde as encaminham para o centro. A partir daí, elas são cadastradas no Programa Gestante Mais Nutrida, que realiza um trabalho de conscientização sobre a política de saúde e assistência que elas têm direito. Além disso, as gestantes são beneficiadas com as cestas nutricionais, que recebem todo mês, até o último de gestação”, disse Mariele.
O Cras Cidade Sorriso também oferece à comunidade serviços de convivência com idosos, crianças e adolescentes, a exemplo do projeto “Horta verde, que te quero verde”, que trabalha a preservação do meio ambiente e a importância do desenvolvimento sustentável para o bairro do Benedito Bentes.
Com o Projeto Gestão Territorial, o centro abrange os serviços do Cras para, além dos conjuntos Cidade Sorriso I e II, os conjuntos Freitas Neto, Moacir Andrade, Selma Bandeira e Verdejantes III. “O nosso objetivo é agraciar um maior número de pessoas com as palestras e oficinas educativas e informativas”, avaliou a coordenadora.
