Skip to content

Grávida é internada com suspeita de gripe A em Maceió

  • Home
  • Maceió
  • Grávida é internada com suspeita de gripe A em Maceió

Blog

Grávida é internada com suspeita de gripe A em Maceió

Alagoas registra o primeiro caso de gestante com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe A). A mulher de 34 anos foi internada num hospital Memorial Artur Ramos no último dia 12, apresentando sintomas compatíveis com a doença. Ela foi hospitalizada juntamente com seu filho de seis anos, que apresentava quadro de broncopneumonia.

A paciente que está em observação é portadora de asma e foi levada a unidade hospitalar com tosse e dispnéia (falta de ar). De imediato foi realizada coleta de secreção de nasofaringe e iniciado o tratamento com a aplicação de Oseltamivir.

De acordo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância a Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde, a criança chegou ao hospital apresentando febre, tosse, calafrio, dispnéia, dor de garganta, coriza e cefaléia. E, também, foi realizada coleta de secreção para realização do exame. Como havia mais de 48 horas do início dos sintomas não foi feito uso de medicação.

No Estado foram notificados até agora 62 casos suspeitos de gripe A. Desse total, 14 foram confirmados, 25 descartados e 23 suspeitos aguardando o resultado do exame.

O Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza, preconiza que todas as gestantes que apresentar sintomas de gripe devem buscar um serviço de saúde para ser avaliada. Somente é considerado caso suspeito da gripe A, o paciente que apresentar síndrome respiratória aguda grave, caracterizada por febre superior a 38 graus, tosse acompanhada de dor na garganta e manifestações gastrointestinais.

O Cievs disponibilizou um telefone gratuito (0800-2845415) e 3315-2059 para atender qualquer caso considerado suspeito no Estado. Das 20h até às 8h da manhã, o telefone do Cievs que deve ser acionado é o 8882-9752.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também