O Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, viveu momentos de muita emoção nesta terça-feira (6), com a entrega pela Polícia Civil de Alagoas da “Medalha do Mérito Policial” e da “Medalha de Honra ao Mérito Policial Civil Anderson Lima”.
A solenidade foi marcada também por um fato inédito. A delegacia geral da instituição prestou homenagem aos delegados, agentes e escrivães aposentados, que receberam diplomas de reconhecimento ao profissionalismo e aos anos de dedicação à segurança da sociedade alagoana.
.jpeg)
O secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo de Alagoas, Felipe Cordeiro, representou o governador Paulo Dantas, que, por motivo de viagem, não compareceu. Na abertura, o hino nacional foi entoado pelo Coral Infantil da Vila Emater, que tem o apoio da Polícia Civil e é regido pela maestrina Karine Belo.
Antes das homenagens, foram exibidos vídeos com os depoimentos do delegado aposentado e ex-secretário de Defesa Social, Mário Pedro, e os agentes Jairo Rodrigues dos Santos e Fidelina Gomes Massa, ambos também aposentados, sobre a trajetória da instituição. Também foram mostrados vídeos sobre as ações da Polícia Civil e detalhes sobre a vida profissional do policial civil Anderson Lima, morto em confronto com assaltantes, em 12 de novembro de 2009, no Centro de Maceió.
A “Medalha do Mérito Policial”, que homenageia autoridades, servidores públicos e pessoas que prestaram relevantes serviços à Polícia Civil e à sociedade alagoana, foi concedida a personalidades dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público. Entre eles, o vice-governador Ronaldo Lessa; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Tourinho; o deputado estadual Bruno Toledo; o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo; o promotor de Justiça, Cyro Blater; os delegados-gerais das PCs de Sergipe e de Pernambuco, respectivamente, Thiago Leandro Barbosa de Oliveira e Renato Márcio Rocha Leite; e o presidente da OAB/AL, Vagner Paes Carvalho Cavalcante Filho.
Também foram homenageados, os secretários Vitor Hugo Pereira (Governo), Joaldo Cavalcante (Comunicação), Paula Dantas (Planejamento, Gestão e Patrimônio), Felipe Cordeiro (Gabinete Civil), Diogo Teixeira (Seris), Bárbara Braga (Turismo) e Paloma Tojal (Prevenção à Violência). Além deles, também receberam homenagens a superintendente da Polícia Federal em Alagoas, delegada Luciana Paiva Barbosa; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Juliano Quintella; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Sérgio André Verçosa; delegados, agentes e escrivães de polícia, entre outros.

Já a Medalha de Honra ao Mérito Policial Civil Anderson Lima condecorou os delegados Mário Jorge Machado Barros e Ana Luíza Nogueira, além do policial civil Cícero Morgan de Farias Fragoso. O secretário Flávio Saraiva, em seu discurso, lembrou os investimentos realizados pelo governo de Alagoas na área da Segurança Pública, que passam dos R$ 510 milhões nos últimos dois anos, inclusive com a nomeação de mais policiais e compra de equipamento, como armamentos, viaturas, caminhões autobombas, aeronaves e lanchas.
Ele citou também a construção de mais Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs), da Central de Flagrantes em Maceió, do Pátio de Custódia da Polícia Civil e aquisição de laboratórios de perícia criminal.
O delegado-geral Gustavo Xavier ressaltou a importância das homenagens prestadas aos aposentados que formaram os alicerces da Polícia Civil de Alagoas. “A todos os aposentados a nossa gratidão”, frisou.
Ele também destacou a importância daqueles que receberam a Medalha do Mérito Policial em virtude da contribuição que todos deram à instituição e os serviços prestados à sociedade alagoana. E finalizou realçando a entrega da Medalha Anderson Lima a policiais civis que se destacaram em suas atividades profissionais.
Agência Alagoas
