Acontece, no dia 1º de setembro, no Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, no Rio de Janeiro, a 14ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Serão premiados profissionais e produções que se destacaram no ano de 2014, em 26 diferentes categorias, como longa-metragem de ficção, longa-metragem documentário e direção.
Dois dos recordistas em indicações concorrem ao prêmio de melhor longa de ficção. “Getúlio”, de João Jardim, com 14, seguido pela obra de Fernando Coimbra, “O Lobo Atrás da Porta”, com 12. Completam as nomeações para o prêmio principal do evento “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro; “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz e “Tim Maia”, de Mauro Lima, este último prestigiado também em outras nove categorias.
Além das obras nacionais, o Grande Prêmio selecionou cinco produções internacionais para concorrerem ao prêmio de melhor longa-metragem estrangeiro. Foram indicados “Boyhood – da Infância à Juventude”, de Richard Linklater; “Clube de Compras Dallas”, dirigido por Jean-Marc Vallée; “O Lobo de Wall Street”, de Martin Scorsese; “O Grande Hotel Budapeste”, de Wes Anderson e “Relatos Selvagens”, do argentino Damián Szifron.
O Prêmio Especial de Preservação 2015 será entregue ao Arquivo Nacional, responsável desde 1838 pela gestão, recolhimento, tratamento técnico, preservação e divulgação do segundo maior acervo documental de imagens em movimento do Brasil. Outro homenageado na noite será o cineasta Roberto Farias, grande referência do Cinema Novo, na década de 60, e personagem engajado na luta por mais espaços e investimentos ao setor audiovisual brasileiro.
Voto Popular
Até o dia 31 de agosto, o público poderá ajudar a eleger seus favoritos nas categorias “Melhor longa-metragem de ficção”, “Melhor longa-metragem documentário” e “Melhor longa-metragem estrangeiro” pelo site da Academia Brasileira de Cinema.
