×

Esporte

Grand Prix: Classificada para a fase final, Seleção passa fácil por Porto Rico

Paula Pequeno foi o destaque do jogo contra Porto Rico

No primeiro jogo da terceira e última semana da fase classificatória do Grand Prix 2010, nesta SEXTA-FEIRA (20.08), a seleção brasileira feminina de vôlei atropelou a equipe de Porto Rico e venceu por 3 sets a 0 (25/18, 25/13 e 25/20), em 1h05, no Taiwan University Gym, em Taipei. Com o resultado, o Brasil manteve-se na liderança, com 18 pontos, e garantiu a classificação para a fase final do torneio, que será realizada entre os dias 25 e 29 de agosto, em Ningbo, na China.

“Fiquei satisfeito com a atuação da equipe. Sacamos bem e fomos eficientes na relação bloqueio/defesa. Continuo mexendo no time para dar ritmo a todas as jogadoras. Isso será muito importante para a fase final. Precisaremos de elenco”, disse o técnico José Roberto Guimarães, que hoje começou com a jovem central Adenízia no lugar da capitã Fabiana. A levantadora Fabíola, titular na última partida, contra a China, começou jogando novamente. “A Fabíola tem feito bons jogos e decidimos mantê-la na equipe”, completou o treinador.

A ponteira Jaqueline, uma das mais solicitadas pela imprensa local, gostou do desempenho da equipe, mas quer evolução. “Foi uma boa apresentação, mas ainda vacilamos em alguns momentos, principalmente nos contra-ataques. Vamos trabalhar e continuar melhorando”, comentou a jogadora, que chegará a sua centésima vitória com a camisa da seleção se o Brasil superar a equipe de Taiwan, neste SÁBADO (21.08). A partida, inicialmente marcada para as 5h30 (de Brasília), passou para as 6h.

Depois do jogo contra as donas da casa, o Brasil voltará à quadra no DOMINGO (22.08), às 3h30 (de Brasília), contra a Polônia, e encerrará sua participação na primeira fase do Grand Prix. Os dois confrontos terão transmissão ao vivo do canal Sportv e da TV Bandeirantes. A partida contra as polonesas também será transmitida pela TV Globo.

“As polonesas estão fazendo uma boa campanha e brigam pela liderança. A equipe tem bom volume de jogo, um bloqueio alto e consistente e jogadoras com grande experiência internacional. Será um jogo difícil. Quanto a Taiwan, já enfrentamos a equipe na competição e agora sabemos como jogam. Temos que entrar com a mesma postura, com saque eficiente e bom comportamento no sistema defensivo”, afirmou Zé Roberto.

Paula termina como a maior pontuadora do Brasil no jogo

Depois de atuações apagadas nas primeiras partidas, a ponteira Paula Pequeno voltou a jogar bem neste Grand Prix. A jogadora foi o destaque e a maior pontuadora da equipe brasileira na vitória sobre Porto Rico, marcando 11 pontos. A também ponteira Aurea Cruz, do time adversário, foi a jogadora que mais marcou no confronto: 12 pontos.

“Aos poucos vou ficando mais à vontade em quadra. As meninas me dão muita força. As oportunidades que o Zé Roberto vem me dando são muito importantes para uma evolução gradativa. Sinto-me cada vez mais confiante para lutar pela posição”, disse Paula. “Hoje o passe poderia ter sido melhor. Sempre é possível evoluir e é isso o que busco constantemente”, completou.

Com o Brasil já classificado para a fase decisiva, a ordem é utilizar as duas últimas partidas da primeira etapa como preparação para as finais. “Temos que aproveitar esses dois jogos da melhor maneira possível. A partida contra a Polônia será uma boa oportunidade para sentirmos como será a fase final. Temos de estar preparadas, concentradas e com o pensamento voltado para o título”, encerrou a campeã olímpica Paula.

O jogo

O primeiro set começou com domínio brasileiro. A equipe chegou à primeira parada técnica em ataque de Paula Pequeno: 8/4. Eficiente no ataque e contando com os erros da recepção portorriquenha, o Brasil ampliou a vantagem (17/11) e fechou a parcial: 25/18 em ataque da oposto Sheilla.

Em dois pontos de bloqueio, a seleção de Porto Rico começou o segundo set na frente: 2/0. Mas a reação brasileira foi rápida e arrasadora. Em 12 pontos consecutivos, o Brasil virou para 13/3. Melhor no ataque e no bloqueio, a equipe verde-amarela não tomava conhecimento do time portorriquenho, que abusava dos erros (19/8). A vitória veio com Paula no bloqueio simples: 25/13.

O Brasil continuou ditando o ritmo de jogo no início do terceiro set e fez 8/4 em ace de Natália. Depois de abrir 23/14, a seleção brasileira ainda viu a equipe caribenha marcar seis pontos consecutivos (20/23). Mas a reação de Porto Rico parou por aí. O Brasil retomou o controle da partida e fechou em bola de segunda da levantadora Fabíola: 25/20.

EQUIPES:

BRASIL – Fabíola, Sheilla, Jaqueline, Paula, Adenízia e Thaísa. Líbero – Fabi

Entraram – Dani Lins, Natália e Sassá

Técnico – José Roberto Guimarães

PORTO RICO – Mojica, Malpica, Cruz, Alvarez, Ocasio e Oquendo. Líbero – Seilhamer

Entraram – Colon e Enright

Técnico – Carlos Cardona