A situação da grama na orla ribeirinha de Penedo amarga o descaso e a falta de preservação por parte da administração pública, que deveria manter o local para o lazer das famílias e a prática esportiva dos jovens que buscam o espaço dioturnamente. Mas a realidade para o local é o abandono e a controvérsia de valores, pois, enquanto a juventude penedense fica à espera das políticas públicas que promovam a inclusão social, outros aproveitam os dias ensolarados para festejar com um prazeroso banho às margens do Velho Chico, com direito também a água que jorra incansavelmente da bomba que deveria estar aguando o gramado da orla.
Recentemente Penedo sediou a Semana das Águas, onde comemorou os 508 anos de descobrimento do Rio São Francisco e, na histórica cidade reuniu grandes nomes que representam a defesa das águas do Rio da Unidade Nacional. O evento trouxe ao município o deputado federal Jorge Khoury Hedaye (DEM-BA) ex-secretário de Recursos Hídricos do Estadoda Bahia, representantes da Agência Nacional das Águas – ANA, técnicos da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, representantes de Organizações Não-Governamentais ligadas à defesa do Rio São Francisco, além de diversos ecologistas e ambientalistas.
O evento que não contou com a participação do Prefeito de Penedo, Alexandre Toledo na abertura, promoveu debates acirrados em prol da transposição e também contrários ao desvio das águas do Rio. No mesmo local que o fotógrafo Cone Freire (aqui acontece) flagrou uma festa com o uso da bomba que deveria estar aguando o gramado da orla, principalmente por fazer uso da rede elétrica da municipalidade, as autoridades participaram isolados da abertura do evento, tendo o mestre de cerimônia, dificuldade até com a ligação elétrica, que na tarde desta terça-feira (20) serviu tranquilamente para o festejo de algumas pessoas.
