×

Penedo

Museu do Paço Imperial é reaberto após convênio da Prefeitura com a Fundação Raimundo Marinho

No andar térreo, encontra-se o “Memorial Raimundo Marinho”, que homenageia o político penedense que administrou a cidade por três mandatos - Foto: divulgação

No andar térreo, encontra-se o “Memorial Raimundo Marinho”, que homenageia o político penedense que administrou a cidade por três mandatos – Foto: divulgação

Graças a um convênio entre a Prefeitura de Penedo e a Fundação Educacional do Baixo São Francisco Dr. Raimundo Marinho, será possível reabrir o Museu do Paço Imperial. O museu, que ocupa o prédio que hospedou Dom Pedro II durante sua visita ao município em 1859, conta boa parte da história da cidade.

O acervo do museu inclui mobiliário, peças de louça, aparelhos de jantar, roupas, quadros e documentos daquele período, retratando como foi a passagem do imperador por Penedo. No andar térreo, encontra-se o “Memorial Raimundo Marinho”, que homenageia o político penedense que administrou a cidade por três mandatos e foi responsável por grande parte das obras e projetos existentes até hoje.

O Paço Imperial é mantido pela família Marinho.

“A reabertura do Museu do Paço Imperial é um marco para Penedo. Este museu não apenas preserva e celebra nossa rica história, mas também é um importante patrimônio cultural e turístico. O convênio firmado com a Fundação Educacional do Baixo São Francisco Dr. Raimundo Marinho reflete nosso compromisso em valorizar e promover nossa cultura, proporcionando à população e aos visitantes uma experiência enriquecedora sobre a nossa cidade e seu passado”, declarou Ronaldo Lopes.

Participaram da solenidade de assinatura do convênio, além do prefeito Ronaldo Lopes, o secretário de Turismo, Jair Galvão; a secretária de Cultura, Tereza Machado; e o diretor administrativo da Fundação Raimundo Marinho, Daniel Ramalho Marinho.

Veja o vídeo: