×

Sergipe

Governo vai distribuir 22 mil filtros de água a vítimas da seca

Assegurar água de qualidade às famílias que vivem em áreas afetadas pela seca foi o principal motivo da reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 07, entre o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Solicitada pela Defesa Civil Estadual, a reunião teve como foco principal a operacionalização da entrega de 22 mil filtros purificadores de água às famílias assistidas pela operação carro-pipa nos 20 municípios que decretaram situação de emergência.

Os filtros foram adquiridos com recurso oriundo do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que autorizou o empenho e repasse de recursos adicionais de mais de R$ 30 milhões para ações de defesa civil nos estados de Sergipe, Ceará e Rio de Janeiro, sendo que desse montante o Estado de Sergipe recebeu R$ 5 milhões.

De acordo com o coordenador do Depec, Tenente-coronel Erivaldo Mendes, mesmo com a fiscalização rigorosa adotada pela Defesa Civil no processo de captação e transporte de água pelos carros-pipa e na distribuição nas cisternas, ainda existe a possibilidade de contaminação, que pode ser evitada pelo uso do filtro. “A constatação da Defesa Civil acerca do risco de contaminação e a recomendação da Vigilância Sanitária levaram a Defesa Civil a adotar uma medida mais segura para garantir água de qualidade para as vítimas da estiagem, que é a entrega dos filtros para as famílias. Diante disso, marcamos essa reunião para articular junto com a Saúde uma logística eficiente de distribuição desses filtros e minimização do risco de contaminação das pessoas beneficiadas”.

Na ocasião, o secretário executivo do Depec, Tenente-coronel Gilfran Mateus, apresentou a logística de distribuição da água adotada pela Operação Pipa, destacando os cuidados para evitar contaminações. Dentre as medidas adotadas, destacam-se o teste de potabilidade da água, que garante as condições mínimas necessárias para o consumo humano, e o tratamento feito dentro do tanque do caminhão com pastilhas de cloro, que servem para a contínua desinfecção da água.

A Secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, foi representada na reunião pela chefe de Gabinete Ana Márcia Menezes, que articulou a participação dos setores da saúde mais relacionados com o tema em debate, dentre eles a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, para dar o suporte necessário para a distribuição dos filtros. Com o intuito de encaminhar a demanda de forma mais eficaz, Ana Márcia, sugeriu contactar e envolver as secretarias de saúde dos municípios beneficiados pela Operação Carro-pipa. “Para fortalecer a ação as secretarias municipais devem estar envolvidas, por isso a Secretaria de Saúde colocará a Defesa Civil em contato com alguns dos secretários desses municípios ainda essa semana, quando ocorrerão reuniões de colegiados da Saúde. A pauta é muito importante e sem dúvida terá o apoio da Secretaria de Estado da Saúde”.

O trabalho desenvolvido pela Defesa Civil no sentido de minimizar os efeitos da seca foi reconhecido pelo gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, Alexsandro Bueno, um dos responsáveis pelo parecer sobre a água fornecida pela Operação Pipa. “Aproveito para parabenizar o trabalho da Defesa Civil no combate aos efeitos da estiagem e pela capacidade de articulação para alcançar os melhores resultados em relação ao fornecimento de água de qualidade nas regiões afetadas pela seca”.