O secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, recebeu junto à secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Marluce Caldas, do secretário especial de Promoção da Paz, Jardel Aderico, e de representantes da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), membros da Federação Zeladora dos Cultos do Estado de Alagoas.
“Desde o primeiro ano da gestão do governador Teotonio Vilela Filho, reuniões como esta se repetem, e desta forma, o Gabinete Civil cumpre o papel de fazer interlocuções entre o governo e sociedade, interagindo permanentemente”, disse Álvaro Machado.
No decorrer do encontro, foram agendadas reuniões setoriais nos órgãos e secretarias presentes, para aprofundamento de questões específicas que serão acompanhadas pelo Gabinete Civil.
Durante a reunião, foi discutida principalmente a assistência do Governo ao movimento afro-religioso do Estado. “Para nós este é um grande momento, pois nenhum outro governo nos recebeu. Hoje somos respeitados”, enfatizou Paulo Silva, diretor da Federação Zeladora dos Cultos no Estado de Alagoas.
Através das discussões e com o intuito de conter o avanço das drogas no estado, foi firmada uma parceria entre o movimento afro-religioso e a Secretaria de Promoção da Paz, de ajuda a dependentes químicos e seus familiares através do trabalho conjunto com os “Anjos da Paz”
“Esses profissionais se deslocam até a residência do dependente químico para começar um processo de avaliação e triagem e esse trabalho dá muito resultado. Por isso, eles podem ser grandes instrumentos nesta luta que é o combate as drogas”, disse Jardel Aderico.
Além disso, foi debatida também a intensificação de ações do Estado com os idosos. Para isso, a secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, informou que tem aumentado o apoio aos idosos por meio dos Cras, presente nos 102 municípios; Creas; e da distribuição de sopas todos os dias em Maceió.
“Nosso objetivo é resgatar os vínculos das famílias com os idosos, fazer o combate a qualquer tipo de violência contra o idoso”, completou Marluce Caldas.
No término da reunião, Mãe Mirian, uma das mais respeitadas iyalorixás de Alagoas, agradeceu o apoio do governador Teotonio Vilela Filho. “O governador é um homem sério, ficamos gratos de sempre sermos recebidos e de ter todo o apoio para a implantação de projetos que ajudem a população”, reconheceu.