×

Alagoas

Governo retoma negociações com servidores da Adeal

Guilherme Lima oferece proposta e aguarda decisão da categoria

O governo de Alagoas deu início, na noite desta terça-feira (12), às negociações para o fim da greve de parcela dos servidores da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). As negociações foram retomadas após suspensão temporária do movimento grevista, iniciado em outubro, por cerca de 40% dos servidores da Agência.

O secretário de Estado da Gestão Pública, Guilherme Lima, anunciou a proposta de um Plano de Cargos e Salários (PCS), com regime de progressão e promoções profissionais. De acordo com o secretário, o plano estaria pronto dentro de apenas 30 dias.

Dentro do PCS, constariam ainda funções gratificadas, condicionadas aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Após estudos, essa foi a melhor proposta a que pudemos chegar. O Estado já está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. No momento, aumentos salariais não são factíveis”, explicou Guilherme.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, a proposta é concreta. “Detalhes desse plano e os percentuais dessas funções gratificadas podem até ser discutimos. Mas é uma proposta concreta e demonstra a disposição do governo em solucionar o problema”, afirmou.

A proposta será avaliada pelos servidores em assembleia, nesta sexta-feira (15), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal).

A reunião para negociação, realizada na Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), reuniu, além de representante dos servidores, os secretários de Estado Jorge Dantas e Guilherme Lima; o diretor presidente da Adeal, Hibernon Cavalcante; o superintendente do Ministério da Agricultura em Alagoas, João Batista; e os presidentes da ACA e Faeal, Domício Silva e Álvaro Almeida, respectivamente.