Central Já ganhou posto do IMA e Semarh; também foi lançado o projeto de plantio e reflorestamento e uma patrulha mecanizada foi entregue
Durante toda esta quarta-feira (1º), uma série de ações foram realizadas em Penedo, em parceria com os governos estadual, municipal e federal. Não só Penedo, mas o Baixo São Francisco, ganhou um posto avançado na Central Já! do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Além de ser iniciado o projeto de plantio e reflorestamento de 3 mil mudas de espécies nativas na cidade.
E por fim, no âmbito federal, agricultores do município receberam máquinas agrícolas (patrulha mecanizada) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vindos por meio de emenda parlamentar do senador Fernando Collor (PRTB).
“Todas as ações voltadas ao meio ambiente fazem parte do plano de interiorização do IMA. Onde tiver uma Central Já!, vamos abrir um posto avançado. A ideia do Instituto é levar nossos serviços para facilitar o acesso da população. O novo posto vai atender todas as cidades do Baixo São Francisco, assim, não será mais necessário sair de Penedo para buscar atendimentos na capital”, explicou o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes.
Praticidade
O posto avançado de Penedo vai disponibilizar a abertura de processos de licença ambiental, dar entrada em defesas de autuações ou intimações, realizar denúncias, se informar ou tirar dúvidas sobre a lista de documento necessários para licenciar ou regularizar diversos tipos de empreendimentos, ou ainda, protocolar documentos endereçados para qualquer setor do IMA.
“A inclusão do IMA em Penedo busca facilitar o atendimento da população. Não será mais necessário percorrer 160 km em busca de atendimento na capital. Buscamos com a Central Já! proporcionar mais conforto, dar mais celeridade as demandas. Tudo isso, sem que seja necessário sair de Penedo. Essa é uma das orientações do governador Renan Filho (PMDB), facilitar o acesso dos serviços ao povo alagoano”, pontuou o superintendente em Alagoas das Centrais Já!, Luciano Modesto.
Fortalecimento da agricultura
Atendendo a um dos pleitos do prefeito Marcius Beltrão (PDT) e do vice Ronaldo Lopes (PMDB), o senador da República Fernando Collor (PRTB), destinou por meio de emenda parlamentar recursos para serem empregados na aquisição de máquinas agrícolas para o fortalecimento da agricultura familiar. Os equipamentos via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também foram entregues durante cerimônia na Casa de Aposentadoria e Praça Barão de Penedo.
“Quando eu e Ronaldo estivemos na casa dos agricultores de Penedo, nos dispusemos em dar total apoio no fortalecimento da agricultura familiar. Infelizmente, recebemos a prefeitura com uma série de problemas, que nos impediu ações imediatas. Mas, garantimos que vamos continuar lutando para incentivar essa importante atividade. E hoje, agradecemos ao senador Fernando Collor por atender o pleito do povo de Penedo, em destinar equipamentos agrícolas para contribuir com o crescimento da agricultura em nosso município”, disse o prefeito ao receber as chaves de um dos tratores das mãos do secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Álvaro Vasconcelos.
Apesar da demora dos trâmites burocráticos exigido pelo Governo Federal, o secretário de Agricultura de Penedo comemora o momento. “Os recursos na ordem de R$ 480 mil foram destinados pelo senador Fernando Collor em 2013. Porém, existem vários trâmites burocráticos que devemos seguir. Desde o levantamento de preços, licitação e pregão eletrônico. Fases de praxe que todos devemos seguir na administração pública. Só temos a agradecer o momento. Penedo começa a receber várias ações e todos as dificuldades começam a ser superadas. Só temos a agradecer o apoio de todos em prol da agricultura familiar do município de Penedo”, frisou Ricardo Araújo.
A patrulha mecanizada e composta por dois tratores de 104 HP e um retroescavadeira 4X4. As três máquinas são dotadas de ar-refrigerado. Além de uma roçadeira, um carroção e uma grade. Os equipamentos somam R$ 480 mil.
Plantio e reflorestamento
Ainda nesta quarta-feira (1º), mais uma ação em parceria com Estado. Foi iniciado o projeto de plantio e reflorestamento de 3 mil mudas de espécies nativas. O programa em fase de implantação pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), vai contemplar diversas áreas da cidade. A lançamento e plantio das primeiras mudas ocorreram na Rocheira.
“Essa é mais uma ação de interiorização do IMA. O lançamento oficial do programa é hoje e vamos estender para outras cidades de Alagoas. Já passamos por Arapiraca, agora Penedo e em parceria com outras prefeituras, vamos atender mais municípios. Este trabalho de plantio e reflorestamento é muito importante. Pesquisas cientificas comprovam que uma cidade arborizada reduz até 2º a temperatura ambiente. Isso unido a melhora significativa da qualidade do ar. Vamos intensificar o trabalho para mudar a qualidade de vida e o paisagismo de Penedo”, concluiu o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes.
Participaram das diversas ações desenvolvidas em parceria, Estado, Município e Governo Federal, o prefeito de Penedo Marcius Beltrão (PDT) e o vice Ronaldo Lopes (PMDB). Além dos secretários do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Alexandre Ayres e Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Álvaro Vasconcelos. E ainda, o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, o superintendente em Alagoas das Centrais Já!, Luciano Modesto, vereadores de Penedo e secretários municipais.
