A manhã desta quinta-feira (31) foi marcada pelo lançamento do projeto “Fortalecendo Conselhos”. Com a realização da Associação Renascer e o apoio da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e Petrobras, o projeto visa capacitar os conselheiros tutelares para uma atuação mais efetiva dentro do campo infanto-juvenil do Estado.
O projeto consiste na capacitação de 55 conselheiros dos 10 municípios polos do Estado. Durante dois dias, eles vão receber informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), organização, funcionalidade, Lei do Crime Sexual e ainda orientações acerca do plano de ação para a melhoria dos conselhos.
Durante a solenidade, a secretária da Mulher, Kátia Born, explicou a importância da criação desse projeto para solucionar os problemas relacionados à criança e ao adolescente em Alagoas. “Não adianta ter conselheiros se eles não estiverem preparados para enfrentar o dia-a-dia; em um curso como esse, eles aprenderão que caminho devem trilhar”, disse a secretária.
“Enquanto eu for secretária, quero trabalhos e projetos na área da criança e do adolescente. A questão da violência contra a mulher também entra nesse contexto, pois quantas crianças não têm problemas psicológicos por verem sua mãe apanhando todos os dias?”, questionou. “É importante a proteção da família e do Estado nas questões infanto-juvenis”, ressaltou Kátia Born.
Segundo o presidente de Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Cláudio Soriano, o que existe de maior relevância nesse processo é a formação das redes de proteção à criança e ao adolescente. “Se nós perguntarmos a uma mãe qual o maior tesouro que ela tem, ela dirá: ‘meus filhos’. Engraçado que justamente essas pessoas que mais os amam são as que os maltratam. O nosso compromisso com a classe infanto-juvenil é saber que podemos melhorar muito, se houver ações articuladas”, disse a secretária.