O Governo de Alagoas trabalha, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), na ampliação e criação de novos polos industriais e multissetoriais. Em reunião nessa quarta-feira (9), o superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Seplande, Norlan Dowell, discutiu com o prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro, a instalação do Polo Multissetorial de Palmeira dos Índios, que vai gerar um impacto de R$ 60 milhões na economia local.
Na ocasião, foi apresentado o primeiro esboço da implantação e casos de sucessos da instalação de polos em outros municípios. O superintendente da Seplande, Norlan Dowell, explicou ainda, quais eram e de que forma são concedidos os incentivos fiscais, locacional e creditício ofertados pelo Estado.
Segundo Norlan Dowell, o objetivo principal da Seplande é promover a descentralização econômica, transferindo a elevação de renda para o interior do Estado. “Buscamos tirar o foco de desenvolvimento da região metropolitana, que se concentra, atualmente, apenas na capital”, enfatizou.
De acordo com o superintendente, o Governo de Alagoas tem uma meta de fortalecer os 12 polos já existentes e implantar mais 12 pelos demais municípios. “Vamos levar indústrias e empresas para as cidades, impulsionando a economia de cada região”, disse.
O polo multissetorial de Palmeira dos Índios será dividido em 16 lotes, distribuídos em aproximadamente 145 mil m², e ainda contará com um espaço cultural, estacionamentos e box policial.
Para o prefeito James Ribeiro, além de favorecer a economia local, a implantação vai agregar valores culturais e sociais ao município. “O polo vai garantir emprego para grande parte da população palmeirense, e proporcionará a ampliação de renda e negócios. Ele será a porta de entrada do município, valorizando desde o turismo até o desenvolvimento econômico de toda a região”, destacou.
Na reunião, também estiveram presentes a vice-prefeita de Palmeira dos Índios, Verônica Medeiros; a procuradora do município, Sinair Porto; e os secretários municipais de Planejamento, Luíz Alves; de Desenvolvimento Econômico, Antônio Oliveira; de Infraestrutura, Jesemiel Pinheiro; e de Finanças, Lucas Ribeiro.