×

Sergipe

Governo orienta técnicos da Educação na implementação do Currículo de Sergipe

A programação do seminário formativo ‘Currículo de Sergipe: da regulamentação à ação em sala de aula’, promovido, em Aracaju, pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), teve continuidade nesta quinta-feira, 20, com discussões acerca dos marcos regulatórios da implementação do documento curricular sergipano e prática de planejamento de aulas alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Ao abrir oficialmente o segundo e último dia do evento, o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, classificou como marco importante a regulamentação da implantação do Currículo de Sergipe para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, feita pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), e destacou que a “transformação deste currículo em ação em sala de aula” é um desafio que será encarado pelo governo estadual em regime de colaboração com as redes municipais de ensino.

“Não podemos permitir que esse documento curricular detalhado, construído de forma coletiva, seja apenas uma coletânea de boas intenções. O Currículo de Sergipe precisa transformar o dia a dia das nossas aulas, despertar e motivar os nossos estudantes para a Educação e o processo de aprendizagem. Há um longo trabalho a ser feito, e o faremos em várias frentes de trabalho ao longo do próximo ano”, afirmou o secretário estadual da Educação, ao destacar que este seminário formativo é uma ação estratégica que se insere no conjunto de ações que a pasta desenvolve de forma articulada com os municípios e instituições parceiras, como a Undime e o Consed.

Segundo a professora Ana Lúcia Muricy, coordenadora estadual do Consed e diretora do Departamento de Educação da Seed, para o sucesso da implementação do Currículo de Sergipe – Educação Infantil e Ensino Fundamental – é necessário fortalecer, cada vez mais, o regime de colaboração com as redes municipais de Ensino. “Nesse sentido, temos várias frentes de trabalho para 2019, como as ações de busca ativa de aluno, e formações de professores voltadas à implementação do currículo sergipano, as quais desenvolveremos em parceria com os municípios”, ressaltou.

Participam do evento coordenadores pedagógicos de todas as secretarias municipais de Educação, coordenadores do Programa Mais Alfabetização, técnicos pedagógicos das Diretorias de Educação da Seed e os redatores e coordenadores do Currículo de Sergipe. De acordo com a professora Kelly Valença, coordenadora do Serviço de Ensino Fundamental do Departamento de Educação da Seed, todos os profissionais envolvidos nesta formação serão replicadores dos conteúdos discutidos e trabalhados nos dois dias do evento.

“O currículo só será implantado quando, de fato, modificar a prática docente, algo que requer formação continuada. Temos agora um novo paradigma, que é o conhecimento através do desenvolvimento de habilidades, o qual é permeado pelos conteúdos obrigatórios. Isso exige uma mudança da organização escolar que envolve as normativas legais, como o Projeto Político Pedagógico, Regimento e Calendário Escolar”, explica a professora Kelly Valença.