×

Meio Ambiente

Governo organiza evento para discutir política energética

Energia será o principal tema em debate na próxima semana em Alagoas. O governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, realiza nos dias 10 e 11 de setembro a segunda edição do Seminário Estadual de Energia. O governador Teotonio Vilela Filho fará a abertura, a partir das 8h30.

O evento promoverá apresentação de trabalhos, palestras, mesas redondas e debates, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, para um público diversificado entre empresários, especialistas e gestores públicos.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística e presidente do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe), Luiz Otavio Gomes, destaca que o evento é a oportunidade de discutir a política energética do Estado junto à sociedade. “Alagoas possui uma matriz energética limpa e exportadora. O governo do Estado elaborou, após 20 anos, o Balanço Energético que contribuirá para uma melhor decisão quanto ao futuro dessa área em favor do desenvolvimento sustentável de Alagoas”, afirma o secretário.

Debates – Iniciando as palestras com o tema planejamento e expansão de energia elétrica em Alagoas, o diretor de Planejamento e Expansão da Companhia (Ceal), Leonardo Lins de Albuquerque, apresentará os números e o cronograma de investimentos da empresa no Estado.

Dentre os temas mais requisitados, o presidente da Areva Koblitz, Luiz Otávio Koblitz, fará exposição sobre a geração de excedentes de energia no setor sucroenergético de Alagoas, setor antes concentrado na produção de açúcar e álcool.

A empresa Areva Koblitz apresentou ao governo do Estado intenção de realizar
parceria com o setor sucroenergético do Nordeste. A empresa já iniciou negociação com as usinas de Alagoas para gerar mais excedentes de energia através de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), ou seja, empresa que nasce com um único propósito de se associar a 10 usinas para a construção de novas unidades geradoras de energia.

Outros assuntos que serão abordados no 2º Seminário Estadual de Energia envolvem as potencialidades da energia eólica; a reconversão de campos de cana-de-açúcar em florestas energéticas e estratégias de desenvolvimento regional sustentável, do ponto de vista energético.

Também serão apresentados estudos e pesquisas desenvolvidos em Alagoas, como dessalinização de águas salobras a partir de energia solar; reciclagem do óleo de cozinha; produção de biodiesel a partir de diferentes oleaginosas; e o desenvolvimento de mercado, eficiência energética e responsabilidade social.