O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) vai oferecer curso de capacitação para geração de renda aos agricultores quilombolas da comunidade Tabacaria, em Palmeira dos Índios.
O termo de cooperação será assinado durante a solenidade de entrega de sete casas construídas pelo Instituto Habitar em parceria com a Caixa Econômica Federal, nesta sexta-feira (13).
Como a forma de subsistência dos moradores é o cultivo da terra, o curso vai abordar o aumento da produtividade agrícola e os melhores caminhos para a comercialização e a consequente geração de renda para as famílias locais.
“A comunidade quilombola é formada por agricultores. Eles plantam milho, feijão, macaxeira e outras culturas. Pretendemos contribuir com as atividades desenvolvidas por eles, fornecendo conhecimento e ferramentas que possam ajudá-los a escoar os produtos e melhorar a fonte de renda”, declarou o secretário do Trabalho, Sérgio Figueiredo.
Integrante do Instituto Habitar, uma organização não-governamental com especialidade em construção para família de baixa renda, a consultora Maria José da Silva considera a cooperação com o Governo de Alagoas fundamental para os moradores.
“Para além das 50 unidades que estão em processo avançado de construção e deverão estar prontas até o final de março, entendemos que os serviços do Estado, por meio das Secretarias, vão levar justiça social e cidadania àquela comunidade quilombola tão necessitada”, afirmou o secretário.
Também devem participam do evento as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Agência de Fomento Desenvolve.