Sala reúne todos os profissionais que estão trabalhando para a reconstrução dos municípios atingidos pelas enchentes
A sociedade civil organizada, prefeitos, secretários municipais, técnicos dos órgãos governamentais e não-governamentais, associações comunitárias e sindicatos já dispõem de um ambiente para consultas sobre o acompanhamento dos 19 municípios atingidos pelas enchentes em Alagoas. É a Sala de Situação do Programa da Reconstrução.
Sob a coordenação do secretário Luiz Otavio Gomes, designado pelo governador de Alagoas, a Sala de Situação reúne técnicos das Secretarias de Estado da Infraestrutura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Assistência Social, Gabinete Civil, Saúde, Educação, Comunicação, Desenvolvimento Econômico, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Casal, DER, entre outros, com atividades afins sobre a reconstrução das cidades afetadas pelas chuvas.
Das 9h às 21h, o corpo técnico multidisciplinar elabora projetos, planilhas, relatórios, realiza trabalho de campo, analisa propostas e recebe informações de todas as secretarias municipais e da Defesa Civil sobre o quadro e a real situação dos municípios que estão em estado de calamidade pública e de emergência.
A Sala de Situação dispõe de cinco ambientes onde são desenvolvidos todos os trabalhos de monitoramento das necessidades, dos encaminhamentos e das ações que estão sendo adotadas em cada município afetado pelas chuvas.
Todas as informações são alimentadas diariamente, em tempo real, e podem ser conferidas através de dois monitores de 52 polegadas instalados estrategicamente para os profissionais envolvidos no Programa da Reconstrução e para os visitantes.
“É daqui que discutimos propostas, tomamos decisões, fazemos encaminhamentos e recebemos prefeitos e secretários municipais”, esclarece o coordenador do Programa da Reconstrução das cidades atingidas, Luiz Otavio Gomes. Segundo ele, a Sala de Situação é aberta a todos e as decisões estão sendo acompanhadas pelo Ministério Público Estadual, pelo governo federal e pelos prefeitos.
A ‘Sala de Situação’ funciona no Palácio República dos Palmares, no térreo, e passa a ser mais um instrumento de suporte para os municípios atingidos pelas chuvas.
