O governador Teotonio Vilela Filho lança nesta sexta-feira, 13, no município de Penedo, o Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco. A ação visa garantir o desenvolvimento socioeconômico de famílias de baixa renda de doze municípios da região por meio de atividades voltadas para o turismo sustentável.
A solenidade oficial de lançamento do projeto acontece na Casa de Aposentadoria, no Centro Histórico de Penedo, a partir das 10 horas.
O projeto é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (Iabs), que tem a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) como a responsável pela sua execução.
Os investimentos para a concretização do programa são da ordem de R$ 3 milhões, viabilizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), com contrapartida assegurada pelo Governo do Estado.
“O Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco vai garantir o fortalecimento da economia daquela região, além de promover o turismo sustentável, que vai oferecer o desenvolvimento socioeconômico para a população. É importante salientar que o programa objetiva valorizar o meio ambiente e o rico patrimônio artístico daquela importante região alagoana”, explicou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.
O secretário ainda destacou que o Projeto contempla uma das ações do Plano de Desenvolvimento Estratégico da Sub-Região de Xingó e vai nortear as ações do Arranjo Produtivo Local do Baixo São Francisco para o ano de 2012.
O programa conta com quatro eixos de trabalho. O primeiro é o planejamento do destino turístico ao longo do eixo fluvial do Rio São Francisco em Alagoas. Já o segundo é voltado para o desenho de produtos turísticos na região. A capacitação dos profissionais é o componente principal do terceiro eixo, voltado para o desenvolvimento e o fortalecimento de serviços para garantir a viabilidade operativa e comercial desses produtos. A promoção, comercialização do destino e difusão do projeto é o quarto eixo existente no plano.
Aproximadamente três mil pessoas dos municípios de Água Branca; Belo Monte; Delmiro Gouveia; Igreja Nova; Olho D’Água do Casado; Pão de Açúcar, Penedo; Piaçabuçu; Piranhas; Porto Real do Colégio; São Brás e Traipu estarão envolvidas no programa.
De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, um dos principais objetivos é melhorar o quadro econômico do Baixo São Francisco através do desenvolvimento do turismo sustentável. “As comunidades mais carentes terão como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico a atividade turística, melhorando sua qualidade de vida”, afirma.
Estarão presentes ao lançamento os doze prefeitos dos municípios envolvidos, representantes do BID, Aecid, Iabs e do Governo de Alagoas.