×

Maceió

Governo lança programa Ronda Cidadã e reforça aparato de segurança

O governo do Estado de Alagoas, junto à Secretaria de Estado da Defesa Social, lançou, nesta segunda-feira (18), no corredor Vera Arruda, no Stella Maris, o projeto Ronda Cidadã. O policiamento ostensivo será direcionado a seis trechos da parte baixa e alta da cidade, a exemplo dos bairros da Ponta Verde, Jatiúca, Stella Mares, Benedito Bentes e a região do Polo Multissetorial. A ronda abrangerá uma área de 2,5 quilômetros.

O governador em exercício José Thomaz Nonô participou da solenidade e destacou a importância do projeto. “O governo está reforçando o aparato de segurança e a ronda reafirma a meta do Executivo de colocar a “polícia sempre perto quando você precisa”. O projeto irá mensurar com propriedade o quadro de violência da área, auxiliando no combate a criminalidade nesta região”, afirmou Nonô.

De acordo com Nonô, além de diminuir a criminalidade na região, a Ronda irá atuar preventivamente, estabelecendo uma sólida relação com a comunidade. “A sociedade deve ser cúmplice do governo no combate à violência”, declarou José Thomaz Nonô.

O Ronda Cidadã é um programa de policiamento que visa reduzir a violência e aumentar a segurança dos comerciantes e a população. De acordo com o secretário de Defesa Social, Dário César, o projeto traduz uma ação focada em melhor segurança pública para os alagoanos. “As bases comunitárias estão se espalhando. A população ganha com mais reforço no policiamento, feito de forma estratégica. O Ronda Cidadã aproxima a polícia da sociedade e promove maior sensação de segurança”, disse o secretário.

Infraestrutura – Serão mais de 80 policiais distribuídos em nove viaturas e 12 motocicletas, combatendo os crimes contra o patrimônio, a exemplo de roubos e assaltos. A perspectiva é ampliar para mais sete, nos próximos 60 dias, o número de áreas incluídas no projeto.

Os veículos estarão equipados com rádios transceptores e os policiais terão à disposição um celular, onde serão acionados para atendimento de ocorrência. O policiamento ostensivo será formado por uma viatura e duas motocicletas rondando durante o dia. À noite, a ronda será realizada por viaturas, incorporadas por policiais das motos.