Skip to content

Governo lança Programa Criança Alfabetizada, que vai beneficiar 80 mil estudantes alagoanos

  • Home
  • Alagoas
  • Governo lança Programa Criança Alfabetizada, que vai beneficiar 80 mil estudantes alagoanos

Blog

Governo lança Programa Criança Alfabetizada, que vai beneficiar 80 mil estudantes alagoanos

Oitenta mil crianças alagoanas serão beneficiadas pela parceria entre Governo de Alagoas, municípios alagoanos e o Governo Federal. Foi lançada nesta quarta-feira (20), em evento no Centro de Convenções, a edição 2024 do Programa Criança Alfabetizada/Renalfa, que tem como finalidade alfabetizar as crianças alagoanas até os sete anos de idade.

O Criança Alfabetizada é um dos vários programas que integram o Programa Escola 10 e que visam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Ele funciona por meio do regime de colaboração entre o Estado – representado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) – e os municípios alagoanos, uma parceria que abrange, dentre outras ações, formações de professores/gestores, oferta de material didático complementar e pagamento de bolsas para articuladores de ensino nas redes municipais.

“Ao longo dos últimos anos, o regime de colaboração entre Estado e municípios tem rendido ótimos resultados para a educação de Alagoas e estamos aqui para fortalecer esta parceria. O Governo Paulo Dantas está comprometido com a Educação em uma esfera que envolve desde o público da primeira infância até o ensino médio. As ações do Criança Alfabetizada refletirão em um público de 80 mil estudantes que estão na fase de letramento”, disse a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

A secretária de Educação de Maravilha, Adriana Paulino, destacou a importância do regime de colaboração entre Estado e municípios. “Essa parceria permitiu que Alagoas saísse de resultados negativos e alcançasse os patamares nos quais estamos hoje. Agora, mais uma vez, estaremos juntos para mudar a Educação de Alagoas”, afirmou.

Renalfa

A partir deste ano, o Criança Alfabetizada contará também com o apoio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). A rede está ligada ao Ministério da Educação (MEC), que destina bolsas de formação a representantes das secretarias estaduais de Educação e dirigentes municipais de Educação que atuarão com foco na alfabetização de crianças.

Articulador da Renalfa em Alagoas e coordenador do Criança Alfabetizada, Daniel Marinho garantiu que as ações da rede não vão se sobrepor ao programa estadual, mas complementá-lo e torná-lo ainda mais robusto. “Enquanto programa estadual, temos como foco a alfabetização na idade certa. Na Renalfa, por exemplo, teremos ações voltadas para recomposição de aprendizagem com os alunos de 3°, 4° e 5° anos”, adiantou.

Ele também enumerou os avanços alcançados pelo Programa Criança Alfabetizada. “Em 2023, registramos melhoria de 89% nos índices de leitura e participação de 35.394 estudantes. Para este ano, já entregamos 84 mil kits de livros que ajudarão a trabalhar a leitura e escrita de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental”, pontuou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também