O governo do Estado, agora em junho, está investindo R$ 690 mil reais na compra de 300 toneladas de sementes de arroz. Elas serão distribuídas entre as famílias de pequenos produtores dos três perímetros irrigados (Propriá, Betume e Cotinguiba) mais algumas localidades de Brejo Grande.
Representantes das três associações de produtores de arroz dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco estiveram na Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), nesta segunda-feira (28), para apresentar as principais demandas dos 1.400 rizicultores da região. Recebidos pela secretária Rose Rodrigues e pelos diretores da Emdagro, os produtores foram informados que o processo de compra das sementes de arroz está avançado.
“A licitação encontra-se em andamento e, se não tiver recurso, a Emdagro receberá as sementes ainda em junho para distribuição antes do período de plantio, como fizemos com o milho”, afirmou a secretária Rose Rodrigues. A gestora da Seagri aproveitou a oportunidade do encontro para discutir também as variedades de grãos de interesse dos agricultores e o quantitativo para cada perímetro.
Segundo a Emdagro, o governo do Estado, agora em junho, investirá R$ 690 mil reais na compra de 300 toneladas de sementes de arroz. Elas serão distribuídas entre as famílias de pequenos produtores dos três perímetros irrigados (Propriá, Betume e Cotinguiba) mais algumas localidades de Brejo Grande. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual Combate e Erradicação à Pobreza, coordenado pela Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh).
Os agricultores falaram da importância da continuidade do programa de distribuição gratuita de sementes pelo governo. “Já apresentamos o pedido ao governador Belivaldo Chagas e à secretária da Agricultura. Estamos contando com a chegada das sementes no mês de julho quando se inicia o plantio”, disse o produtor e secretário da Associação dos Pequenos Agricultores do Distrito Betume, Carlos Alberto de Freitas, conhecido como Gararu.
