A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quinta-feira (13), a primeira licitação para a construção de postos de saúde nos municípios de Penedo e Coruripe. O processo licitatório, realizado na modalidade tomada de preços, inaugurou a Comissão Permanente de Licitação (CPL) de Obras, graças ao decreto estadual 5.408, publicado em 18 de março deste ano, no Diário Oficial do Estado.
O Governo pretende construir cerca de 90 postos de saúde para fortalecer a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) nos municípios.
A Empresa Silcon Construções Ltda apresentou a menor proposta para a construção das duas unidades de saúde, equivalente a R$ 905.898,38 mil. O resultado, no entanto, só deverá ser divulgado depois que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) analisar a situação jurídica e financeira da construtora e emitir parecer favorável, ratificando sua idoneidade.
De acordo com o presidente da CPL de Obras da Sesau, engenheiro Antônio Everaldo de Araújo, depois que a PGE emitir o parecer ratificando a licitação realizada nesta quinta-feira, as obras terão início imediatamente. “Nosso objetivo é agilizar o processo de construção de mais unidades, já que o projeto contempla a construção de 90 postos de saúde”, disse.
Ainda de acordo com ele, os postos contarão com 14 ambientes. “Todos terão salas para curativo, vacinação, nebulização, farmácia, consultório de enfermagem, consultório médico, recepção, sala de reunião, banheiros, copa, almoxarifado, escovódromo, expurgo, esterilização, administração e consultório odontológico”, descreveu o presidente da CPL de Obras.
Segundo o técnico do Núcleo de Articulação com os Municípios (Naim) da Sesau, Eudo Brasileiro, a construção dos postos estava orçada em R$ 929.704,79 mil. “Os gestores municipais de Coruripe e Penedo farão a cessão do terreno para a construção das unidades, que terão 255 m² de área construída. A Sesau além de construir a unidade, também vai equipar e entregar ao município para ser gerenciado”, informou.