×

Sergipe

Governo inicia 2013 com novos cursos de qualificação em Aracaju e Socorro

As atividades do Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos em 2013 já começaram nos Espaços Novos Rumos dos bairros João Alves e Bugio. Os cursos realizados nos dois locais são ofertados pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), em convênio firmado com o Sistema S, nas áreas de informática, doces e salgados, salgados para coquetéis, pedreiro, eletricista, pintor, garçom e promotor de venda.

No Espaço Novos Rumos do Bugio acontecem aulas de informática básica desde o dia 21 de janeiro. Os próximos cursos ofertados no local serão com turmas de pedreiro, eletricista e pintor. Já na tarde do dia 19 de fevereiro terá início o curso de garçom, e à noite o de promotor de venda. As inscrições ainda podem ser feitas no próprio local, situado na Praça Osvaldo Mendonça, S/N, em Aracaju, exceto para o curso de eletricista.

Na opinião do aluno Márcio Ferreira, a oportunidade de fazer um curso de informática gratuito é fundamental. “Isso vai ser muito importante para que possamos crescer em nossas profissões. Se eu fosse fazer o curso particular teria que gastar uns R$ 300, ficaria muito caro. Vou aproveitar bastante esse aprendizado”, ressaltou.

As aulas das turmas de doces e salgados, e salgados para coquetéis também tiveram início nesta segunda-feira, dia 4, no Espaço Novos Rumos do bairro João Alves. Para estes cursos as inscrições já foram encerradas.

No total 100 alunos devem participar das qualificações oferecidas em ambos os bairros. Para 2013 está programada a oferta de 1.100 vagas do Novos Rumos para os dois espaços. O número de vagas pode subir, caso haja procura da comunidade.

A diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira, deu as boas vindas aos alunos de informática e destacou a importância do conhecimento que eles estão adquirindo. “Atualmente todos os setores do mercado de trabalho dependem muito da informática, por isso é fundamental aproveitar a chance que o Governo de Sergipe está oferecendo à comunidade do Bugio. Vocês estão com a oportunidade de fazer um curso qualificado. Agora basta estudar e utilizar o conhecimento para crescer profissionalmente”, afirmou.

O adolescente Erik Rilarney Santana, de 14 anos, disse está fazendo o curso pela primeira vez e vai aproveitar seu aprendizado na sua vida estudantil. “Como ainda sou novo, não vou trabalhar, mas tenho um computador em casa e já posso treinar o que aprendo. As aulas do professor são muito boas. Pretendo aprender cada vez mais”.

O professor de Informática do Senai, Franklin Silva, relatou a facilidade em ensinar a turma. “Estou caminhando para a formação da minha quarta turma do Novos Rumos. As turmas fizeram o curso básico e avançado. Inicialmente, apresentamos todo o pacote Office para os alunos. As aulas são bem descontraídas e os alunos aprendem com facilidade em um período de dois meses”

Novos Rumos

O 'Novos Rumos' resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho.

Os cursos disponibilizados pelo programa são ofertados através de convênio com o Sistema S, estão em consonância com a demanda apontada pelo empresariado sergipano e são divididos em três áreas: construção civil, prestação de serviço e inclusão digital.

No ano de 2012 o Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos qualificou 1.720 pessoas e, desde 2009, mais de 12 mil já passaram pelos cursos profissionalizantes ofertados pela Seides.