Para incentivar a prática da capoeira entre as mulheres, será promovido o II Encontro Alagoano Feminino de Capoeira (Enafec) com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O evento iniciou nesta sexta-feira (13) e prossegue até domingo, das 8h às 18h, no Serviço Social do Comércio (Sesc) do Poço.
O evento é destinado às crianças, jovens e adultos do sexo feminino que tenham interesse em praticar a atividade. Isso porque, a capoeira é uma manifestação cultural brasileira que reúne características muito distintas: trata-se de uma mistura de arte-luta praticada ao som de instrumentos musicais como o berimbau, o pandeiro e o atabaque.
De acordo com Maurício Pastor, organizador do evento, a capoeira também traz benefícios na área da saúde, já que ela representa uma forte aliada no controle social quanto à recuperação de usuários de drogas, alcoolismo e portadores de transtornos mentais.
“Diante destes benefícios, podemos afirmar que a sua prática realmente se constitui em uma política de saúde pública, já que por meio dela é possível sanar problemas de saúde”, evidenciou Pastor.
“A prática da capoeira ainda é pouco difundida no estado, diante da marginalização que a atividade sofre, por isso, as mulheres encontram resistência em praticá-la, desconhecendo que a atividade pode ser uma alternativa eficaz na melhoria das condições gerais do indivíduo. A capoeira é uma pratica que pode, ainda, contribuir para a autoestima e formação do caráter e da personalidade de quem a realiza”, ressaltou o organizador.