O governador Teotonio Vilela inaugura nesta terça-feira (2), às 8h30, a nova torre de transmissão das emissoras componentes do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), TV Educativa, Rádio Educativa FM e Difusora AM. Com o novo equipamento, a TVE aumentará sua capacidade de transmissão para um universo maior de telespectadores.
A nova torre também atende diretamente à Rádio Educativa FM, cuja antena, em novo patamar e devidamente posicionada, possibilitará a irradiação do sinal da emissora para um público bem maior, envolvendo toda a região metropolitana e municípios de regiões mais distantes.
Os sistemas irradiantes já estão instalados e em fase de testes e ajustes. Envolve uma torre de transmissão de 90 metros, uma nova antena de TV, um novo abrigo para os transmissores, novos cabos de radiofrequência para a TV e FM, um novo estabilizador de voltagem para a FM, cerca de proteção da estrutura metálica, além de um série de componentes periféricos necessários ao adequado funcionamento.
A Difusora, por sua vez, terá as antenas dos seus links fixados em alturas bem mais elevadas, facilitando o sinal em caso de reportagens de rua e transmissões esportivas. Como também o envio do sinal da sede da emissora, onde ficam os estúdios, no Cepa, para o parque de transmissão da rádio, instalado nas proximidades da Cidade Universitária.
A Nova Torre de Transmissão foi projetada também para receber futuramente a antena do sistema digital da TVE, dada à necessidade de todas as emissoras do país, sejam públicas ou privadas, de migrarem do sistema analógico para o digital. Projeto sobre equipamentos que poderão ser utilizados já está sendo visto pelo IZP. O estudo será apresentado posteriormente ao Governo do Estado, contendo configuração de equipamentos como transmissor, antena e ilhas de edição.
Público
Com o investimento para implantação da nova torre, com recursos do Governo do Estado, o Instituto Zumbi dos Palmares dá um passo importante para o fortalecimento das suas emissoras educativas, ganhando com isso o público alagoano, os ouvintes e telespectadores, sobretudo àqueles, no caso da televisão, de menor poder aquisitivo e que não podem contratar o serviço de uma TV fechada. Com o seu sinal em TV Aberta mais amplo, a TV Educativa oportuniza também a veiculação com mais eficácia de programação prestadora de serviço, a exemplo de ações educativas em favor do meio ambiente, do consumidor, do trânsito e do fortalecimento da cidadania.
É propósito também do IZP a ampliação de parcerias com secretarias, instituições de ensino, pesquisa e de tecnologia, universidades, coletivos culturais e organismos que tenham como foco e missão a educação, a cultura e a informação que ressalte o contexto local e regional – aproximando assim o telespectador e ouvinte da programação veiculada pelas emissoras.
Investimentos
Além da nova torre e antena da TVE, o IZP tem realizado investimentos em equipamentos para as suas emissoras. No caso da TV Educativa, foram adquiridos câmeras para filmagens externas, um receptor de satélite digital e uma mesa de corte de 8 canais para o switcher, além da modernização do Controle Mestre.
Para a Difusora, uma conquista importante foi a compra de um Codec de Áudio, que é um link de transmissão de alta qualidade para reportagens de rua, que funciona através de chip de celular, de linha fixa ou pela internet. O novo equipamento garante som de estúdio nas transmissões, independente do local da reportagem. Some-se a isso o novo transmissor da emissora, de 10 Kw, já em funcionamento e garantindo a irradiação do sinal da Difusora para todas as regiões do Estado.
E no caso da Educativa FM Maceió, o IZP já concluiu as fases externa e interna da licitação para aquisição de um novo transmissor de 10 Kw para a emissora. Com a escolha do fabricante, o próximo passo será a assinatura do contrato para a fabricação do equipamento.