Durante gerações, as famílias que vivem nas comunidades rurais de Serra da Mandioca, Serra São José, Anum Velho e Anum Novo, no município de Palmeira dos Índios, lutaram para ter água tratada e encanada na região, onde, por décadas, as cenas de latas de água na cabeça, percorrendo distâncias, marcaram o sofrimento dos moradores daquelas comunidades sem abastecimento de água tratada, direito de todos.
Na manhã desta terça-feira (27), o governador Teotonio Vilela Filho esteve nestas quatro comunidades, onde inaugurou o novo sistema de abastecimento de água na região serrana de Palmeira dos Índios, beneficiando 4.000 pessoas. Recebido pelo prefeito James Ribeiro e acompanhado do secretário adjunto da Seinfra, Fernando Nunes e de representantes da Casal, Teotonio Vilela destacou a parceria entre as esferas municipal, estadual, destacando a credibilidade que Alagoas conquista com o Governo Federal e entidades internacionais como o Banco Mundial para ações estruturantes como abastecimento de água, saneamento, habitação e estradas.
Segundo o governador, “hoje foram quatro inaugurações aqui, tem sido assim todas as semanas. Temos mais de 100 obras para inaugurar, 200 em andamento, e outras em processo de licitação. A adutora Helenildo Ribeiro, aqui no agreste, foi a primeira obra hídrica do PAC, inaugurada pelo presidente Lula. Mesmo hoje, com a possibilidade de crise mundial, se chegar a atingir o Brasil, Alagoas deve estar preparada para seguir trabalhando. Estamos renegociando a dívida do Estado com a União, que sangra em R$ 50 milhões por mês o nosso Estado, queremos reduzir isto. Hoje o Estado se faz respeitar, paga rigorosamente seus credores, temos rumo, gestão e a confiança do Governo Federal e de organismos internacionais”.
Durante a solenidade, o prefeito James Ribeiro falou da importância da água para aquelas comunidades, e agradeceu o empenho do Governo do Estado através da Seinfra e Casal, na conclusão das obras. Estiveram também presentes na Serra da Mandioca os deputados estaduais Edval Gaia e o presidente da Assembléia Legislativa, Fernando Toledo.
451 casas
Antes da inauguração do Sistema Serra da Mandioca, Serra São José, Anum Velho, Anum Novo, na zona rural do município, o governador Teotonio Vilela Filho visitou as obras de habitação do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Palmeira dos Índios. Um conjunto com 450 casas que serão entregues no próximo mês.
Durante a visita, o governador falou com a imprensa, informando que, ao todo, 36 mil casas estão sendo construídas em todo o Estado. Teotonio Vilela conversou com o mestre de obras Cícero Pintado, que disse ao governador, “não conheço nenhum mestre de obras desempregado. Pedreiro e pintor também estão difíceis de achar sem serviço certo. Hoje temos muitas obras, ainda bem”.