A cadeia produtiva da indústria têxtil instalada na Região Sul de Alagoas foi contemplada neste domingo (1º) com a inauguração do Polo de Confecções de Coruripe. A cerimônia foi comandada pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito. Na avaliação do governador Renan Filho, as instalações do Polo deverão beneficiar as três associações de microempresários da indústria têxtil de Coruripe, bem como promover a ampliação da atividade na região.
“Um providência que o Estado tomou foi muito importante para fazer esse empreendimento funcionar. Pela primeira vez, o Governo do Estado resolveu comprar o fardamento das escolas da rede estadual. O importante é que o recurso para isso é enviado para a direção de cada escola, com a recomendação para que essa compra seja feita nas cooperativas e associações que geram emprego nos municípios. Agora, procurem as escolas, mostrem o que está sendo feito aqui e peçam para que esses diretores da região façam esse fardamento com vocês. Esse é um bom nicho de mercado que será aberto todos os anos”, sugeriu Renan Filho.
O Polo de Confecções de Coruripe contou com investimentos da ordem de R$ 700 mil, dos quais R$ 531.741,75 são provenientes do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), com o restante em contrapartida da Prefeitura.
O secretário Rafael Brito destacou os reflexos do Polo de Confecções na economia de Coruripe e o impulso dado pelo Governo do Estado à geração de emprego e renda em Alagoas. “Tenho certeza que todas as pessoas que vivem do corte e costura na Região Sul vão lembrar sempre deste momento. O Governo do Estado tem promovido grandes mudanças, na capital e em todas as cidades de Alagoas. Aqui, a partir de agora, essas pessoas podem produzir e comercializar suas peças. São cem empregos diretos que serão diretamente gerados aqui no ápice do funcionamento do Polo, o que vai promover um aquecimento no mercado de vestuário de toda a região”, disse Brito.
O prefeito Joaquim Beltrão destacou o comprometimento do Governo do Estado como reconhecimento ao povo trabalhador de Coruripe. “Hoje estamos valorizando a força de trabalho e a dedicação de todos esses homens e mulheres que estão aqui. Essa parceria com o Governo do Estado para promover o desenvolvimento da indústria têxtil em Coruripe não chegou ao fim. Não vamos deixar as associações sem apoio do Sebrae, Senai, Federação das Indústrias, capacitando esses trabalhadores para vender, escoar a produção, para que eles produzam mais e comercializem mais”, garantiu o prefeito.
