O Governo de Alagoas dá continuidade ao projeto de descentralização das bases e unidades móveis do Samu por todo o estado. A interiorização do serviço de atendimento de urgência e emergência chega agora ao município de Colônia Leopoldina, na Zona da Mata alagoana, com a inauguração da 29ª base de Alagoas. O objetivo é fazer com que a cada 30 km, a população conte com uma base do Samu, para que o serviço cubra todo o território alagoano.
Neste sábado (16), o governador em exercício, José Thomaz Nonô, esteve em Colônia Leopoldina para inaugurar a nova base. O evento integrou as festividades que marcam os 107 anos de emancipação política do município.
Apesar da chuva, a população compareceu em peso para prestigiar a solenidade de inauguração, que contou coma presença do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, o prefeito de Colônia Leopoldina, Cássio Alexandre, do secretário municipal de Saúde, Alessandro Ramos Moreira, e do presidente da Câmara de Vereadores do município, Amaro Rodrigues da Silva.
Nonô foi recebido pela banda marcial da escola Aristeu de Andrade, conduzida pelo Maestro Vitalino. Em seguida, houve a apresentação da dupla de emboladores mirins Tico e Teco, que acompanhados do pandeiro, cantaram suas rimas e encantaram o público presente.
Em seu discurso, Nonô destacou a parceria entre Governo do Estado e municípios durante a gestão de Teotonio Vilela Filho, elogiou o trabalho do secretário Alexandre Toledo e homenageou a equipe do Samu.
“Com sol ou com chuva, o Governo do Estado estaria aqui presente no dia da emancipação política de Colônia Leopoldina para inaugurar esta nova base. Estou aqui representando o governador Teotonio Vilela, que tem feito uma revolução em Alagoas, com tantas obras para inaugurar em todo o estado. Esta obra é do Governo de Alagoas em parceria com a Prefeitura e o Governo Federal, mas antes, é uma obra das equipes de trabalhadores que planejaram e construíram, dos funcionários públicos, que no próximo dia 20 recebem o retroativo de maio e junho. Nosso governo tem a obrigação de retribuir a confiança da população de Colônia Leopoldina. Nesta nova base, os cidadãos podem encontrar uma equipe dedicada à sua nobre missão”, disse o governador
O governador em exercício lembrou que a nova base atende não somente a população de Colônia Leopoldina (20.022 habitantes), mas também os municípios vizinhos de Novo Lino e Ibateguara, totalizando 47.224 alagoanos. Na ocasião, Nonô disse ter falado com Teotonio Vilela Filho no começo da manhã, e atestou que o governador já recebeu alta, passa bem, e retornará ao estado na próxima terça-feira, e ao cargo, no dia 25 deste mês.
Alagoas conta hoje com 29 bases do Samu divididas em duas regionais. A de Maceió conta com bases nos municípios de Viçosa, União dos Palmares, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Murici, Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, Rio Largo, Barra de Santo Antônio e a recém-inaugurada em Colônia Leopoldina. Arapiraca é a segunda regional e conta com bases em Pão de Açúcar, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Cacimbinhas, Girau do Ponciano, Mata Grande e São José da Tapera.