O vice-governador José Thomaz Nonô participou, nesta terça-feira (31), da solenidade de inauguração da primeira Base da Polícia Comunitária do Estado, que fica no Conjunto Selma Bandeira, no Benedito Bentes. A Polícia Comunitária já opera naquela região desde agosto de 2009 com o propósito de prevenir ocorrências e proteger a população. O resultado do trabalho realizado no Selma Bandeira foi avaliado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mostrou que a sensação de segurança dos moradores daquela comunidade está em 92%.
Para o vice-governador, a implantação da base não resolve o problema da segurança pública se não houver ações sociais voltadas para a comunidade. José Thomaz Nonô defendeu a elaboração de políticas públicas que identifiquem os problemas da população e criem soluções, como a geração de emprego, a cultura de paz e a participação efetiva das famílias, em parceria com o governo, para combater o uso de drogas entre os jovens.
O secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar, disse que o novo modelo deu certo nos lugares onde foi implantado. “A presença da polícia pacificadora acalma a população”, frisou. Para Dário Cesar também é necessária a implantação de políticas públicas nas regiões onde há bases instaladas. “A polícia comunitária é fundamental no processo de diminuição da violência Esse trabalho se soma ao esforço do Estado em priorizar medidas sociais que combatam as causas da criminalidade”, defendeu.
Na Assembleia Legislativa, o deputado Jeferson Morais (DEM) usou a tribuna na sessão desta terça-feira, 31, para ressaltar a inauguração, pelo governo do Estado, da primeira Base da Polícia Comunitária. “Nós temos cobrado nesta Casa, há bastante tempo, uma atitude do governo para conter a violência. A inauguração desta base é uma sinalização de que o governo do Estado está preocupado com a questão. A instalação dessa primeira base é essencial. O vice-governador, José Thomaz Nonô, já anunciou que outras três bases serão implantadas nos próximos meses e irão oferecer uma maior segurança à população, bem como fortalecer o vínculo entre os policiais que nela trabalham e a população”, afirmou Morais durante seu pronunciamento.
As próximas bases, segundo informações do governo estadual, serão instaladas nos bairros do Clima Bom, Vergel do Lago e Jacintinho. Elas estão em fase de conclusão e terão, ao todo, 80 policiais, que acompanharão a rotina das comunidades. Cada base vai contar com uma estrutura de trabalho composta por um veículo, quatro motos e duas bicicletas.