Com o objetivo de instalar no Sertão alagoano mais um serviço de diagnóstico, o Governo do Estado inaugurou nesta terça-feira (12) o primeiro Serviço de Tomografia Computadorizada do Sertão, que passa a funcionar no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema. A cerimônia contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, do prefeito de Santana do Ipanema, Mário Silva, e autoridades da região sertaneja.
Com um investimento de aproximadamente R$ 1,1 milhão, com recursos do Governo Federal e contrapartida do tesouro estadual, o novo serviço irá beneficiar alagoanos de 21 municípios sertanejos. O tomógrafo de última geração (16 canais/Phillips) tem capacidade de realizar 500 exames/mês e fornecerá exames de alta definição, contribuindo para um diagnóstico preciso e eficiente.
Durante seu pronunciamento, o governador Teotonio Vilela Filho lembrou que a abertura e ampliação do Hospital Clodolfo Rodrigues representa o compromisso da atual gestão estadual em priorizar a saúde, levando para população sertaneja uma assistência médica qualificada e estruturada. “O Hospital Clodolfo Rodrigues é reconhecido como um dos melhores do País e atende com dignidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde”, destacou o governador.
Já o secretário de Saúde, Jorge Villas Bôas, explicou que o exame é realizado por um médico especializado, sendo capaz de emitir o laudo técnico em questão de minutos. “O aparelho de tomografia computorizada realiza combinações de diferentes perfis, que são combinados para formar imagens que serão analisadas pelo médico radiologista”, explicou.
Jorge Villas Bôas destacou, ainda, que o novo equipamento possibilita o atendimento para toda a região do Sertão, evitando o deslocamento dos pacientes para grandes centros de referência, como Maceió e Arapiraca. “O sertanejo pode realizar o exame próximo de sua residência, poupando o sofrimento do deslocamento para outras regiões”, ressaltou o secretário.
De acordo com a supervisora técnica do tomógrafo, Maria José Guimarães, o aparelho pode realizar cerca de 20 exames por dia e é capaz de auxiliar no diagnóstico de mais de 100 enfermidades. “O tomógrafo instalado em Santana do Ipanema é um dos mais modernos do mercado, capaz de realizar 16 registros de imagem por segundo, produzindo imagens que podem ser avaliadas com precisão e confiança”, explicou.
Primeiro exame
Ainda durante a solenidade foi realizado o primeiro exame de tomografia computadorizada da história do Sertão alagoano. A usuária do SUS contemplada com o serviço foi a moradora de Santana do Ipanema, Juliete dos Santos, que iria realizar o exame em Maceió e teria que esperar três meses para a conclusão da análise. “Pude realizar o exame em meu município e estou muito feliz em fazer parte de um momento histórico e importante para todos os meus irmãos sertanejos”, ressaltou
