Governo implanta delegacia plantonista e Batalhão da PM em Tobias Barreto
Tobias Barreto terá uma Delegacia Plantonista. A mudança no funcionamento da delegacia foi possível com a convocação, anunciada nesta sexta-feira, de 10 agentes e 10 escrivães aprovados no último concurso da Polícia Civil. Todos os agentes e escrivães ficarão concentrados nas delegacias da região (Tobias, Poço Verde, Riachão, Lagarto, Simão Dias). A ampliação dos serviços de segurança no município abrange também o 11º Batalhão da Polícia Militar, inaugurado pelo governador Jackson Barreto durante visita ao município. Na ocasião, Jackson visitou, também, as obras dos conjuntos residenciais Agripino Bernardo I e II.
O investimento realizado na reforma do prédio para adaptá-lo à função foi de cerca de R$ 110 mil, incluindo o mobiliário. Com efetivo de 124 policiais, o espaço possui três companhias: a 1ª Companhia é responsável pelo policiamento na cidade de Tobias Barreto e área de divisa com a Bahia. A 2ª Companhia fica em Poço Verde e a 3° Companhia fica em Itabaianinha, sendo responsável pelo policiamento de Itabaianinha e Tomar do Geru.
“Não vou me abater diante das dificuldades. Quando eu vejo a população de Tobias Barreto cobrar do governador segurança e aí eu vejo um sonho realizado da implantação desse batalhão aqui, eu me sinto feliz e realizado. Agora o Dr. João Batista colocou que a meta da segurança, de a gente ter aqui uma delegacia plantonista, Tobias Barreto não vai mais depender da Delegacia de Lagarto, para funcionar sábado, domingo e feriado, para fortalecer a segurança. Isso é um ganho muito grande para o povo, para a segurança de Tobias Barreto e de toda a região”, destacou o governador.
O prefeito do município, Dilson de Agripino agradeceu pela parceria em seu mandato. “Eu sou grato ao Governo do Estado e ao Governo Federal. A implantação do batalhão é um sonho realizado e uma cobrança regional. Vai ajudar Tobias Barreto, mas também os municípios de Poço Verde, Tomar do Geru, Itabaianinha”, explicou.
O secretário de Segurança Pública, João Batista, destacou o trabalho árduo, os recursos limitados e a importância de um bom planejamento para a implantação do Batalhão. “Estivemos aqui há cerca de cinco meses e visitamos esse prédio. Com a ajuda do prefeito, escolhemos esse prédio para sede do 11º Batalhão. Foi um trabalho árduo com poucos recursos, mas um local estratégico, que proporcionará um batalhão funcionando efetivamente”, declarou.
João Batista frisou também o trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar e a escolha do comandante do Batalhão. “Vamos ter a delegacia plantonista trabalhando nos finais de semana e feriados, auxiliando o trabalho do batalhão. Eu não poderia deixar de falar do Major Ribeiro. Esse sonho não seria realizado sem ele. Ele é o homem certo, no local certo. A comunidade de Tobias Barreto sabe do que estou falando. Este é um Batalhão que hoje honra a Secretaria de Segurança Pública”, ressaltou.
Estrutura
O 11º Batalhão funcionará em um prédio cedido pela prefeitura de Tobias Barreto e contará com um efetivo de 182 militares. O espaço conta com sala de comando, sala de subcomando, sala da 1ª Companhia, sala de ajudância, alojamento feminino e masculino, reserva de armamento, refeitório com depósito, almoxarifado, auditório para 40 pessoas, sala de arquivo, sala do Núcleo de Inteligência e um estacionamento para 30 veículos.
Proerd
Durante a inauguração do 11º Batalhão, aconteceu também a solenidade de encerramento do curso de formação de 200 crianças no Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd).
Presenças
Estiveram presentes na solenidade os ex-prefeitos de Tobias Barreto Marli Barreto e Esdras Valeriano; o ex-prefeito de Poço Verde, Antônio Dória; o secretário de Estado do Governo, Benedito Figueiredo; o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa; o secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto; o Comandante Geral da Polícia Militar de Sergipe, Marcony Cabral; o Chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, coronel Eduardo; o Superintendente Executivo, coronel Andrade, da Segurança Pública; o delegado geral da Polícia Civil, Alexsandro Vieira; os diretores e presidentes de órgãos, Antônio Vasconcellos, do DER; Caetano Quaranta, da Cehop, Givaldo Ricardo, Suerintendente da Fundação Aperipê; o comandante do policiamento militar do interior, o coronel Campos; o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Sergipe, o major Alexsandro Ribeiro; o delegado de Tobias Barreto, Edson Nixon e o diretor do Ipesaúde no município, Sérgio Costa.
