×

Alagoas

Governo implanta 27ª Base do Samu em Rio Largo

A população do terceiro maior município de Rio Largo foi contemplado nesta quinta-feira (23) com uma Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

A base de Rio Largo é 27ª do Samu de Alagoas. A solenidade contou com a presença do secretário da Saúde, Herbert Motta, prefeito Antonio Lins de Souza, vereadores, vários secretários municipais, técnicos da Sesau e da prefeitura, além de populares que prestigiaram o evento. A base em Rio Largo, contará ainda com o suporte do serviço aeromédico do Samu.

Durante a solenidade, o prefeito destacou que a população do município ganhou o melhor presente do ano: a inauguração da Base do Samu. Citou que Rio Largo fica entre a BR 104 e numa região onde os acidentes são muito freqüentes e por isso a importância do Samu no município. “Temos certeza de que iremos salvar muitas vidas, graças à sensibilidade do governador Teotonio Vilela e do empenho do secretário de estado da Saúde, Herbert Motta, que não mediram esforços para que a Base do Samu fosse implantada”, comentou.

No discurso, Herbert Motta disse que o governo está cumprindo com a sua parte, ou seja, repassando os recursos de contrapartida para a farmácia básica e também os recursos para o Programa de Saúde da Família (PSF) e adiantou que a secretaria está aberta para discutir um atendimento melhor para os usuários do Hospital Ib Gatto.

Na ocasião, o prefeito de Rio Largo, Antônio Lins, lembrou a enchente ocorrida, em junho deste ano, que destruiu centenas de casas. “O trabalho integrado entre os técnicos do governo do Estado dos municípios afetados foi fundamental para superar a tragédia”, disse o prefeito, destacando uma gestão para dar certo precisa ser comprometida com o bem social e isso é percebido na gestão da Saúde no âmbito estadual.

Para a secretária de Saúde de Rio Largo, Josefa Petrúcia, o esforço foi grande para que a Base do Samu chegasse no município. “Vencemos essa batalha e ainda temos outras para vencer, comentou se referindo que, agora, a população de Rio Largo já dispõe do serviço de atendimento de urgência e emergência, através do Samu.

Depois de inaugurada, a população e os presentes foram convidados para conhecer, de perto, os equipamentos que dispõe uma Unidade de Suporte Avançado (USA), além da aeronave que esteve no local do evento.

A Base do Samu de Rio Largo será regulada pelos profissionais da Central do Samu de Maceió. Isto significa dizer que todas as ligações que forem realizadas no município serão direcionadas para Maceió, onde uma equipe de médicos faz a regulação dos atendimentos.

Inicialmente, as Técnicas Auxiliares de Regulação Médica (Tarms) recebem as ligações, fazem um cadastro e encaminha a ligação para os médicos de plantão para fazer o atendimento, por telefone, se for o caso de orientação, ou encaminhar uma ambulância, dependendo da situação de gravidade do(s) paciente(s).

Aeromédico e Neonatal – Além de uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) a Base do Samu de Rio Largo terá também o apoio da Ambulância do Serviço Neonatal que é uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel) exclusiva para o transporte de bebês e gestantes com risco de morte; e contará ainda o Serviço Aeromédico (UTI Aérea) que cobre todo o Estado de Alagoas, quando ocorrer acidentes graves que necessite do serviço.