Em reunião no Ministério da Saúde, o secretário Herbert Motta garantiu recursos para maternidades do Promater, UTIs e UCIs
As maternidades da rede Promater, unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e Terapia Intensiva (UTI) poderão receber um volume maior de investimentos para seus respectivos custeios. Nesta terça-feira (23), o secretário estadual da Saúde, Herbert Motta, participou de reunião no Ministério da Saúde/SAS, onde oficializou o pedido de aumento do teto financeiro, na ordem de R$ 861 mil/ano, para essas unidades.
Já para terapia renal, que também deve receber novos recursos ainda este ano, o Estado poderá contar com R$ 2,6 milhões/ano para o serviço, além de um novo incremento no teto financeiro do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, onde está sendo trabalhada parceria (Estado, Ufal, município) para a abertura de 96 leitos.
Outra boa notícia é que o Alagoas passou a ser modelo no Brasil em transporte neonatal, responsável pela redução de 37%, no último ano, no número de óbitos neonatais precoces (criança que morre até o sétimo dia de nascida).
Com isso, o Samu neonatal implantado pelo Governo de Alagoas no ano passado e responsável por mais de 800 atendimentos poderá, segundo o coordenador nacional de Urgência e Emergência do MS, Clésio Melo de Castro, ser levado para estados do Norte e Nordeste como estratégia para reduzir a mortalidade infantil precoce.
