O Estado de Alagoas está fortalecendo as parcerias com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), principalmente nas áreas de aqüicultura e pesca, turismo, fomento e fortalecimento institucional.
Para reafirmar a continuidade dos trabalhos, o novo coordenador da Aecid no Brasil, Jesus Molina, e o diretor de Projetos da entidade, Alejandro Muñoz Muñoz, foram recebidos na tarde desta segunda-feira (7) pelo governador em exercício, José Thomaz Nonô, no Palácio República dos Palmares.
Os dois também foram recebidos na Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) pelo secretário Jorge Dantas, o secretário adjunto José Marinho, o superintendente Edson Maruta e o diretor de Política Pesqueira, Ricardo Nonô.
Jesus Molina afirmou que deseja ter Alagoas como “um dos nossos principais parceiros na região, tendo em vista o potencial do Estado para o desenvolvimento de determinadas cadeias produtivas”.
Segundo o governador José Thomaz Nonô, Alagoas é um Estado pequeno, mas com muita potencialidade na pesca, uma das áreas de atuação da Aecid, por meio da viabilização da depuradora de ostras no município de Coruripe. “São muitos quilômetros de litoral, de Rio São Francisco, além das barragens e açudes, que precisam ser mais bem aproveitados na geração de renda para a população”, disse.
“É importante termos um pouco da experiência da Espanha, um país que se destaca na produção e no consumo de pescado, além de ter sua economia baseada no turismo, que é outra potencialidade de Alagoas que vem crescendo”, completou o governador.
Depuradora de ostras
A unidade para beneficiamento de moluscos foi construída no município de Coruripe, no litoral Sul do Estado, e tem capacidade para beneficiar até 10 mil unidades de ostras por dia. Para que entre em funcionamento, está apenas aguardando a instalação dos equipamentos, que já foram adquiridos.
O investimento da Aecid na construção da unidade foi de 300 mil dólares. Além disso, o empreendimento tem a parceria do governo do Estado, por meio da Seagri, da Prefeitura de Coruripe, do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (Iabs), do Sebrae/AL, e da Associação de Ostreicultores de Barreiros de Coruripe (Aobarco).
O coordenador da Aecid, Jesus Molina, e o diretor de Projetos, Alejandro Muñoz Muñoz, acompanhados de técnicos da Seagri, visitam a depuradora de ostras de Coruripe nesta terça-feira (8) pela manhã.
Ações da Aecid
Segundo o diretor de Projetos da entidade, Alejandro Muñoz Muñoz, a Aecid faz parte do governo espanhol e está vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Ele explicou que a entidade vem fazendo um trabalho de desenvolvimento exterior em regiões consideradas pobres, mas com grande potencial para alavancar cadeias produtivas.
Em Alagoas, a parceria com o governo teve início em 2007. Além da pesca e aqüicultura, há trabalhos voltados para o fortalecimento do turismo na região do Rio São Francisco, parcerias com a Agência de Fomento de Alagoas (Afal) e fortalecimento institucional junto à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan). “Também temos trabalhos em toda a América Latina, na África e em alguns países da Ásia, a exemplo das Filipinas e de Timor Leste”, destacou Alejandro Muñoz Muñoz.