×

Sergipe

Governo finaliza escola profissionalizante em Umbaúba

Qualificar os jovens do ensino médio nas mais diversas áreas de atuação profissional em conformidade com a economia vigente de cada município e região, ofertando-lhes cursos que os habilitem a entrar no mercado de trabalho com a experiência exigida são diretrizes executadas pelo governo de Sergipe que, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas, concluiu o Centro Estadual de Educação Profissional Ulisses Guimarães,no município de Umbaúba, a 98 km de Aracaju.

Edificada na Rua 1º de Maio (Estrada da Guararema) a unidade profissionalizante recebeu investimentos na ordem de 12.050.000,20, oriundos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do programa Brasil Profissionalizado e possui 5.600,00 m² de construção em uma área total de 14.800 m².

Voltada aos cursos técnicos de modelagem e vestuário, a unidade de ensino profissionalizante está edificada em dois pavimentos interligados por duas escadas convencionais, uma ampla rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, além de um elevador. Sua estrutura é composta por três blocos. O pedagógico é composto por 12 salas de aula, biblioteca de 190 m², laboratórios de química, biologia, física, informática, línguas e matemática e dois laboratórios especiais, cada um com 240,00 m², além de uma ampla biblioteca.

O bloco administrativo possui salas de direção, professores, coordenação pedagógica e de estágio, reprografia e secretaria. O bloco de serviços possui refeitório, cozinha industrial, cantina, despensa e DML, além de uma bateria de sanitários para ambos os sexos nos dois pavimentos.

Objetivando facilitar a interação entre os alunos e ampliar as atividades educacionais foram construídos um anfiteatro na área externa, uma quadra poliesportiva coberta de 860,00 m² com duas arquibancadas em três níveis, coordenação de educação física, depósito de material esportivo, vestiários masculino e feminino, além de um auditório com forro acústico e capacidade de 200 lugares.

A pavimentação da área externa foi construída em bloco de concreto intertravado e tem estacionamento com capacidade para 35 veículos de passeio, espaço exclusivo para motocicletas e bicicletário. Ainda no espaço externo foram construídas casas de gás e de lixo, uma subestação de energia para a instalação de um transformador de 300 kVA e um castelo d'água composto por reservatório elevado e enterrado, com capacidade para 59 mil litros.

O projeto paisagístico contempla oito canteiros, três instalados entre os dois pavimentos e cinco na área externa em que foram plantados 2.800 m² de grama verde-esmeralda e várias unidades de plantas nativas da região, além de possuir um moderno sistema de irrigação.

A acessibilidade segue rigorosamente a norma padrão e contempla todos os ambientes, que vai desde a entrada com a rampa de acesso com guarda-corpo metálico, passando pelas escadas tradicionais, rampa de interligação entre os dois pavimentos, elevador, aplicação de piso tátil de alerta e direcional, placas indicativas em braile em todos as salas e ambientes de serviços, além de mapas táteis com representações gráficas em braille e texto ampliado em relevo, cuja função é sinalizar e orientar as pessoas com deficiência visual a se deslocarem para qualquer uma das dependências.

A iluminação é composta por modernas luminárias e luzes de emergência em todos os ambientes, 25 postes na área externa, sendo 11 de 16 metros. Para dar maior segurança ao corpo docente e discente, foi instalada uma rede de combate a incêndio com hidrantes e extintores estrategicamente distribuídos e sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), bem como saídas de emergência na quadra de esportes.