O governo federal irá lançar, nos próximos dias, um programa de irrigação que vai abranger toda a região Nordeste, informou nesta terça-feira (19), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, no programa de rádio Bom dia, Ministro. Ele disse que serão investidos mais de R$ 3 bilhões no Mais Irrigação, um plano para levar água a mais de 200 mil novos hectares, incentivando o desenvolvimento regional.
“A irrigação é prioritária para oferecer dinamismo à economia do interior do Nordeste, mas também queremos conciliar esse desenvolvimento econômico com a preservação dos interesses sociais, sobretudo dos pequenos agricultores”, disse o ministro.
Os ministérios da Integração Nacional, da Fazenda e do Planejamento estão fazendo os últimos ajustes no programa. Segundo o ministro, já há ações emergenciais e estruturais para enfrentar os efeitos da estiagem na região do semiárido brasileiro, que envolve todos os estados do Nordeste e o norte do Estado de Minas Gerais.
De acordo com Fernando Bezerra, a prioridade é não deixar faltar água para a população afetada pela seca. Para isso, a Operação Carro-Pipa, operada pelo Exército Brasileiro, já tem mais de 3.300 de carros-pipas contratados. A previsão é contar com a ajuda de mais de 5 mil carros-pipas nos próximos 60 dias, em razão da crescente situação de emergência nos municípios nordestinos, que chegam a mais de 1.200 atingidos pela seca.
“Não podemos deixar faltar água para a população que está afetada. A presidenta autorizou prioridade máxima nesse quesito e vamos ampliar o programa na medida da necessidade”, afirmou Bezerra.
O ministro citou, ainda, o pagamento dos benefícios dos programas Garantia Safra e Bolsa Estiagem aos pequenos agricultores da região, que já começaram a ser liberados desde a última segunda-feira (18). Mais de 1.200 pequenos produtores rurais são beneficiados com as duas ações.
Como medidas estruturais para mitigar os efeitos da seca, o governo federal tem investido na melhoria e ampliação da infraestrutura hídrica do Nordeste, desde o PAC 1, segundo ministro Bezerra.
“Até o final de 2014, serão R$ 24 bilhões investidos em adutoras, em barragens, em canais de transposição, que vão aproximar a água das populações que vivem no semiárido do Nordeste, que vivem no interior”, destacou.
