×

Alagoas

Governo Federal reconhece situação de emergência em Igreja Nova

Seca em Igreja Nova - Cabo do Pasto

O Governo Federal publicou na edição desta segunda-feira, 24, do Diário Oficial da União, um decreto em que reconhece a situação de emergência em Igreja Nova. O reconhecimento por Brasília habilita os produtores rurais do município ribeirinho que foram prejudicados pela seca a renegociar débitos com instituições bancárias, uma reivindicação do setor que recebeu apoio integral da Administração Governando Para Todos.

Além de providenciar o diagnóstico sobre os danos provocados pelo longo período de estiagem, oficializando o levantamento por meio de relatório encaminhado ao governo estadual que reconheceu a gravidade da situação, a Prefeitura de Igreja Nova reativou sua COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) e atualizou as informações passadas pelos produtores rurais, de pequeno e grande porte, para informar a União sobre os problemas.

Os dados encaminhados ao governo federal mostram que 174 animais morreram de fome em Igreja Nova, com grande risco de perda total das lavouras de milho, feijão e mandioca e também do pasto, principal fonte de alimentação para o gado. Com exceção das comunidades situadas em áreas dos projetos de irrigação da Codevasf, a seca reduziu drasticamente a produção da bacia leiteira do município tradicionalmente forte na agropecuária.

Atendendo às exigências formais do governo federal e com base nos estragos causados pela seca em Igreja Nova, a Secretaria Nacional da Defesa Civil incluiu o município igrejanovense na Portaria número 78 (página 44, edição nº 119 do Diário Oficial da União).