×

Alagoas

Governo Federal libera quase R$ 8 mi para compra de carro pipa

Os prefeitos alagoanos assinaram nesta segunda-feira (08), na AMA, um convênio para aquisição de caminhão pipa com 29 prefeitos. Cada município vai receber R$ 250 mil. O veículo precisa ter todas as especificações técnicas mínimas exigidas para liberação da verba.

Os municípios que vão receber a verba para a compra do carro pipa são: Água Branca, Batalha, Belo Monte, Carneiros, Cacimbinhas, Canapí, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igací, Inhapi, Jaramataia, Jacaré dos Homens, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água Grande, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira e Traipú.

O Termo de Referência que objetiva a aquisição exige especificações técnicas mínimas como: o caminhão seja montado sobre o chassi comercial, seja para abastecimento de água, tenha chassi novo, ano/modelo atual, zero/km, com motor movido a óleo diesel, com potência mínima de 250cv. A tração traseira deve ter rodagem dupla, o caminhão deve possuir direção hidráulica integral, caixa de mudanças/câmbio tipo manual, com roda e pneu sobressalente montado e equipamentos obrigatórios exigidos.

O assessor especial do Ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, Neosvaldo Ferreira Lima, esteve presente na assinatura dos contratos com os prefeitos e parabenizou a equipe da AMA, pelo trabalho feito ao lado dos gestores que possibilitou desde o primeiro pacote quase 100% de adesão. “Agora com esses contratos dos carros pipas estamos inovando. O município com seu próprio caminhão, um equipamento de qualidade, não precisa mais financiar a execução da obra. Isso vai dar maior agilidade ao processo”, afirmou o assessor.

O presidente da AMA, Luciano Barbosa, parabenizou a união da bancada federal, que foi representada pelos deputados federais Augusto Farias, Benedito de Lira, Antônio Carlos Chamariz e Joaquim Beltrão, além do senador Renan Calheiros. Segundo Augusto Farias, a bancada conseguiu maior captação de recursos em 2009.

“A união da bancada só tem beneficiado nosso Estado e, com a assessoria da AMA, as verbas federais são convertidas e utilizadas com mais agilidade” ressaltou o presidente.