Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República lançou o manual de identidade visual para o uso da marca da atual gestão. O documento traz informações sobre a composição da nova marca, que possui o slogan “Brasil União e Reconstrução” e foi desenvolvida para identificar as ações de publicidade e patrocínio. A aprovação do material foi publicada na Portaria nº 8.136, de 10 de janeiro de 2023, no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira (12).
A nova marca do Governo Federal é vibrante, colorida e diversa como o Brasil. As cores foram inspiradas na bandeira brasileira, unidas ao vermelho e preto para representar a diversidade. Na peça gráfica, “Brasil” está em destaque e as suas formas geométricas, linhas e interseções que compõem as letras remetem ao conceito da nova gestão: União e Reconstrução.
A tipografia é composta pelo uso estilizado de elementos da bandeira nacional, como o triângulo apontando para cima e o círculo azul central. De acordo com a Portaria, a peça e o material publicitário produzidos com a marca anterior poderão continuar até o término de campanhas, ações ou material já existentes, com foco no princípio da economicidade. A ponderação será realizada pelo órgão ou entidade responsável.
O Manual integra a aplicação de versões em gradiente, monocromáticas e sobrepostas em fundos coloridos específicos, que alteram a uso da marca. Compõe também a peça a orientação da composição dos nomes de ministérios, em aplicações horizontais e verticais.