Skip to content

Governo Federal dá início a ações de proteção a crianças e adolescentes durante o Carnaval

  • Home
  • Brasil/Mundo
  • Governo Federal dá início a ações de proteção a crianças e adolescentes durante o Carnaval

Blog

Governo Federal dá início a ações de proteção a crianças e adolescentes durante o Carnaval

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania dá início nesta semana às ações da campanha de proteção e enfrentamento às violações de direitos humanos de crianças e adolescentes durante o Carnaval de 2024. O objetivo é mobilizar a sociedade brasileira e os atores envolvidos com a festa mais popular do país para a importância do respeito e do cuidado com o público infanto-juvenil neste período.

A campanha irá combater diversas violações comumente ocorridas contra essa faixa etária, como violência sexual, venda e uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes, trabalho infantil e negligência dos pais e casos de crianças desaparecidas durante o Carnaval.

Uma das ações será o convite aos foliões para o chamado “Bloco do Disque 100”, estratégia em que será divulgado o canal de denúncias da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MDHC).

A campanha conta com o apoio do cantor e compositor Saulo Fernandes, que aceitou o convite do MDHC para ser o embaixador da ação. Saulo inclusive já gravou um jingle convocando os foliões para o “Bloco do Disque 100”. A canção, que está disponível nas redes sociais do MDHC, incentiva as pessoas a denunciarem casos de violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes.

Durante a Pipoca de Saulo, na sexta-feira (9) de Carnaval, a mensagem da campanha será reforçada no trio elétrico e por outros meios. Também serão produzidas postagens nas redes sociais, vídeos e um spot para ser transmitido nas emissoras de rádio.

Além de Saulo, o MDHC conta com o apoio de outros parceiros para engajar a campanha.

Crianças e adolescentes

O MDHC escolheu focar no público infantojuvenil para a campanha deste carnaval devido ao alto número de denúncias registradas pelo Disque 100 no último ano. Do total das 430 mil denúncias recebidas pelo canal em 2023, mais de 50% foram referentes a violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, um número expressivo e preocupante.

Disque 100

O Disque 100 é o canal de denúncias de violações de direitos humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH). O serviço é gratuito e funciona ininterruptamente, 24h por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados, e pode ser acionado pelo site oficial, pelo telegrama e pelo WhatsApp (61) 99611-0100.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também