O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgou, nesta segunda-feira, o cancelamento de 18 mil benefícios do Programa Bolsa Família em Alagoas. Os beneficiários que não atualizaram os seus dados cadastrais até 31 de outubro do ano passado tiveram o benefício cancelado. Em Alagoas, o principal programa de transferência de renda do Governo Federal atende a 398 mil famílias, repassando mais de 39 milhões de reais direto para a população.
O bloqueio significa que, embora o recurso do Bolsa Família seja depositado na conta do beneficiário, só pode ser retirado assim que for regularizada a atualização dos dados cadastrais. Para evitar o cancelamento, as famílias precisam manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia e atualizar seus dados, como renda, endereço e escola dos filhos.
A superintendente da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Arabela Mendonça, informa que os usuários que tiveram o benefício cancelado devem procurar a central do Bolsa Família em seus municípios para atualizar os dados. Nos municípios que não têm sede do Bolsa Família, a população deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social ou o Centro de Referência de Assistência Social.