O governador Teotonio Vilela Filho enviou à Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), o Projeto de Lei – publicado na edição desta quarta-feira (18) do Diário Oficial do Estado (DOE) – no qual o Poder Executivo doará ao Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e à Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), um imóvel rural de 25 hectares.
O imóvel, que é de propriedade do Estado, localizado no município de Santana do Ipanema, será dividido em dois lotes e utilizado pelas duas instituições para ampliar o leque de cursos oferecidos à população. Para que a doação se concretize é necessária a aprovação do Projeto de Lei pelos deputados estaduais.
O lote do IFAL será utilizado para instituir o Campus Santana de Ipanema, que hoje funciona provisoriamente nas dependências do Campus da UNEAL, e nele criar a Fazenda-Escola. A instituição oferta cursos voltados para a agricultura e zootecnia, identificadas como áreas de vocação da região.
Oferecer laboratórios de campo, e mais quatro cursos: Irrigação e Drenagem (Tecnólogo); Cooperativismo (EJA); Gestão Pública (Superior) e Administração (Técnico).
“Com a doação do imóvel será possível oferecer laboratórios de campo e a previsão é de que nos próximos anos sejam implantados os cursos de: Irrigação e Drenagem (Tecnólogo); Cooperativismo (EJA); Gestão Pública (Superior) e Administração (Técnico)”, afirma a diretora interina do Campus de Santana do Ipanema, Alcilene Maria Andrade Samay.
Já o lote destinado para a UNEAL irá atender aos cursos já oferecidos pela Universidade no campus sertanejo, que são os de bacharelado em Zootecnia e os de licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas.
