Deputado Marcelo Victor e governador Renan Filho em reunião na manhã desta sexta-feira (19)
O governador Renan Filho encaminhou à Assembleia Legislativa Estadual (ALE), nesta sexta-feira (19), um projeto de lei que autoriza o Governo de Alagoas a comprar diretamente vacinas contra a Covid-19. O projeto foi entregue nas mãos do presidente da ALE, deputado estadual Marcelo Victor, no Palácio República dos Palmares. O presidente do Legislativo já deu início aos trâmites da matéria, protocolando-a na Casa e assegurando o regime de urgência para apreciação.
No encontro, o governador apresentou ao presidente da Assembleia o panorama da pandemia em Alagoas, com números de internação, de leitos de UTI abertos, e o desempenho de Alagoas no enfrentamento ao vírus, comparado com o desempenho nacional. “Alagoas é hoje o terceiro estado do Brasil onde menos morrem pessoas por Covid-19, e isso é muito importante”, destacou Renan Filho, reforçando que a solução para a crise sanitária e econômica é a vacinação em massa da população.
“A saída para essa crise é a vacina, é imunizar o nosso povo. Isso garantirá segurança sanitária, mais saúde às pessoas e garantirá a saída também dessa crise econômica, que atrapalha tanta gente. Conto com a Assembleia Legislativa nesse momento, como sempre contei, porque Alagoas espera isso de nós”, finalizou Renan Filho.
“Das mãos do governador Renan Filho, recebi o projeto de lei pelo qual o Poder Executivo solicita autorização para celebrar contrato de fornecimento de vacinas contra a Covid-19. É o esforço conjunto dos Poderes em Alagoas para ajudar a acelerar a imunização do nosso povo”, declarou o presidente Marcelo Victor. “A proposição já foi protocolada e vai tramitar em regime de urgência. Quanto mais rápido as vacinas chegarem, mais vidas serão salvas, mais depressa protegeremos as pessoas e restabeleceremos o funcionamento da economia, para o bem de todos”, destacou.
O contrato para a aquisição de imunizantes contra a Covid-19 está em conformidade com o que preceitua a lei federal nº 14.125 aprovada pelo Congresso Nacional e publicada no último dia 10 de março. Na matéria, o governador Renan Filho destaca os desafios enfrentados pelo Estado ao longo dos últimos doze meses no combate à pandemia do coronavírus. Ele relata que diversas ações foram desenvolvidas pelo Governo, a exemplo da estruturação de todo o sistema de saúde, com a abertura de novos leitos e o fornecimento de insumos e equipamentos necessários ao tratamento das pessoas infectadas e na tentativa de conter o avanço da doença.
