A comunidade de Virgem dos Pobres, no bairro do Vergel do Lago, e a Colônia de Pescadores Z-1, na Rua Jangadeiros Alagoanos, na Pajuçara, passam a integrar a política de inclusão digital promovida pelo governo de Alagoas. Nesta quinta-feira (18), o governador Teotonio Vilela e os secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, e da Articulação Social, Claudionor Araújo, entregaram mais dois telecentros dos 50 previstos.
As duas comunidades passam a usufruir de internet gratuita e atividades de inclusão digital. Os dois telecentros são parte do Programa Digitalagoas, no qual o Governo do Estado investiu um R$ 1,5 milhão, por meio Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), para instalar 50 postos e promover a Inclusão Digital na capital e no interior.
“A inclusão digital também faz parte do conjunto de ações do Governo para a gente melhorar todos os outros índices em Alagoas, como a educação, a segurança, o emprego. É a cidadania que chega para o alagoano da periferia da capital, do interior, do Sertão”, destacou o governador Teotonio Vilela.
De acordo com o secretário Eduardo Setton, cada telecentro conta com dez computadores, servidor, impressora, mesas, cadeiras e armário.
“Esses telecentros vão intensificar a meta do Governo de diminuir a distância dessas pessoas que não tinham acesso ao mundo digital e com isso, diminuiremos também essa outra forma de analfabetismo, que é o digital, em nosso Estado”, destacou Setton.
De acordo com ele, os municípios de Olivença, Igaci, Palestina, Quebrangulo, Estrela de Alagoas, Piaçabuçu, Coruripe, Água Branca, Pão de Açúcar, Paripueira, Major Isidoro, Cacimbinhas, São Luiz do Quitunde e Maceió também já forma contemplados com o Digitaalagoas.
Programa Digitalagoas prevê futuro melhor
O Digitalagoas vai possibilitar que pessoas como o garoto Rivaltine Campos, 13 anos, morador do Virgem dos Pobres, e que participa do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), possa vislumbrar um futuro promissor.
“Estou feliz porque será através do computador que quero facilitar a minha vida na busca de um bom emprego para ajudar minha família”, afirmou Rivaltine, orgulhoso, ao posar ao lado do governador Teotonio Vilela, na inaguração do Telecentro Virgem dos Pobres.
“Mora no bairro da Levada que fica um pouco distante daqui, mas para mim é uma alegria estar aqui aprendendo a mexer na internet”, complementa Bianca Rocha, 15 anos, e que também participa do Peti no novo telecentro.
De acordo com o diretor-superintendente do Instituto de Tecnologia em Informática de Alagoas (Itec), Nelson Menezes, o telecentro Virgem dos Pobres funcionará inicialmente com 250 alunos nos três períodos, a maioiria voltada para crianças e jovens do Peti.
Já no Telecentro “Pescar on line”, na Colônia Z-1, na Pajuçara, estão inscritos inicialmente 45 pessoas e cujo público-alvo são pescadores, familiares e a própria comunidade, com idades que variam entre 11 e 70 anos.
“Nossa colônia se sente contemplada com a atenção do governo do Estado”, agradeceu Maria Aparecida, presidente da Colônia de Pescadores Z1.
“Fico feliz que particularmente esses dois telecentros tenham sido fruto da ação de governo que nasceu durante a conversa do governador Teotonio Vilela com as comunidades mais carentes no programa Café da Manhã com a Comunidade”, ressaltou o secretário de Estado da Articulação, Claudionor Araújo, à época ouvidor-geral.
