×

Alagoas

Governo entrega equipamentos do Alagoas Mais Leite na Pindorama

Os pequenos produtores de leite da região do Baixo São Francisco e do Litoral Sul de Alagoas serão beneficiados nesta terça-feira (29), com a entrega de equipamentos pelo governo do Estado para fortalecer a cadeia produtiva. O governador Teotonio Vilela já confirmou participação na solenidade, a partir das 9h30.

Um caminhão com tanque isotérmico com capacidade para 9 mil litros de leite e dois tanques de resfriamento, com capacidade para 2 mil litros cada um, serão entregues, por meio de uma permissão de uso, durante uma solenidade no Povoado Pindorama, em Coruripe.

A ação faz parte do Programa Alagoas Mais Leite, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Esse programa tem quatro linhas de atuação para fortalecer os pequenos produtores de leite: gestão da unidade produtiva, nutrição adequada, melhoramento genético constante e qualidade do leite.

O caminhão que será entregue nesta terça-feira (29) será usado para recolher o leite dos pequenos produtores em diversos municípios que fornecem o produto para a Cooperativa Pindorama, sediada em Coruripe. Os tanques vão para associações de agricultores familiares em Piaçabuçu e em Igreja Nova.

“Com esses tanques, o leite do pequeno produtor vai ter mais qualidade e, assim, mais competitividade, sendo melhor aceito no mercado, podendo ter melhoria de preço para quem produz”, informou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

“É entendimento do governador Teotonio Vilela que os pequenos produtores sejam incentivados, tenham acesso a políticas públicas, e é isso o que vem ocorrendo em todo o Estado, inclusive no Sertão, onde se concentra o maior número de pequenos produtores de leite”, disse o secretário. “É lá também onde estão diversas ações do Programa Alagoas Mais Leite”, completou.

Mais Peixe – Também na terça-feira (29), a partir das 10h30, haverá uma demonstração de atividades do Programa Alagoas Mais Peixe, na Lagoa da Comunidade Palmeira Alta, em Penedo – que fica na divisa com Coruripe, numa região compreendida como parte da Pindorama.

Nessa lagoa já foi instalado um módulo do Programa Alagoas Mais Peixe, que objetiva fomentar a produção de peixe tilápia pelos agricultores familiares. “Será uma alternativa de renda e de produção de alimento saudável”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta.

Segundo ele, os alevinos inseridos nos tanques-rede desse módulo foram disponibilizados numa parceria entre Seagri e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf/AL).

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta, cada módulo do Programa Alagoas Mais Peixe é composto por 34 tanques-rede, balanças, freezer, cordas, oxímetro, boia, um barco, alevinos da espécie tilápia e ração para os primeiros meses. “São 20 famílias cadastradas em cada módulo”, informou.

“A capacidade de produção dos 34 tanques-rede pode chegar a 7 ou 8 toneladas de peixe”, frisou Edson Maruta, ressaltando que o programa vai disponibilizar, por meio de uma permissão de uso, 720 tanques-rede e beneficiar diretamente 400 famílias em todo o Estado.