×

Alagoas

Governo entrega cadeiras de rodas especiais para crianças

Crianças da Apae recebem cadeiras de rodas doadas pelo governo do Estado

A Secretaria de Estado a Saúde (Sesau), por meio da Gerência do Núcleo do Programa de Atenção a Pessoa com Deficiência (GNPAP), entregou, nesta segunda-feira (24), cadeiras de rodas adaptadas para crianças atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Alagoas (Apae). As cadeiras de rodas foram adquiridas por meio do Programa Avança Saúde e custaram R$ 40 mil.

Segundo o gerente do Núcleo do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência, Ernestino Veiga, as cadeiras foram fabricadas sob prescrição médica e têm o intuito de melhorar a coordenação motora e cognitiva das crianças contempladas. “Essas cadeiras de rodas atendem às necessidades das crianças com deficiência. Elas não só propiciam a locomoção, garantindo um direito constitucional de ir e vir, mas asseguram que o problema que elas são acometidas se estabilize e não evolua”, explicou o gerente.

Ele ressaltou o trabalho desenvolvido pela equipe da Sesau e relembrou que, em dezembro de 2010, o Governo do Estado investiu R$ 480 mil na compra de 181 cadeiras adaptadas para atender às crianças com deficiência física. “Essa gestão tem compromisso com o cidadão, evidenciando uma obrigação dos técnicos e garantindo um direito de todos”, evidenciou Ernestino Veiga.

Agradecimento – Para a assistente social da Apae, Graça Xavier, a entrega das cadeiras de rodas adaptadas atende uma reivindicação dos pais das crianças atendidas na instituição. “Para que as crianças tenham uma vida saudável, não basta apenas dispormos de uma cadeira de rodas, mas contarmos com uma unidade adaptada à deficiência específica”, ressaltou.

Graça Xavier destacou, ainda, que a partir de agora, as crianças poderão ter uma vida social normal, com a oportunidade de realizar atividades de lazer e, inclusive, frequentar a escola, já que nenhuma delas havia frequentado uma sala de aula até o final do ano passado.

Sentimento compartilhado pela dona de casa Ana Agra, que há dois anos se cadastrou na Apae e, nesta segunda-feira (24), pôde presenciar o filho saindo motorizado da instituição. “Só tenho a agradecer, pois uma nova vida começa para o meu filho nesta segunda. Ele nunca frequentou uma escola porque não havia possibilidade. Agora, já irei matriculá-lo em uma escola próxima à minha residência”, relatou.