×

Negócios/Economia

Governo e Sebrae promovem curso de beneficiamento de pescado em Porto Real do Colégio

Capacitação acontece no Ceraqua São Francisco

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (Ceraqua São Francisco), situado em Itiúba – zona rural de Porto Real do Colégio – recebe produtores, piscicultores e técnicos extensionistas de Igreja Nova, Penedo e do próprio município para mais um curso de beneficiamento de pescado. A capacitação que acontece de 25 a 28 de julho é organizada pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Piscicultura Delta do São Francisco, sob coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com o Sebrae Alagoas.

De acordo com a divulgação do curso que acontece na estrutura construída pela Codevasf, vinte piscicultores participarão de atividades práticas e teóricas, aprendizado que totaliza carga horária de 32 horas/aula. Essa será a segunda turma de piscicultores capacitada através do programa desenvolvido pelo APL Piscicultura Delta do São Francisco. No início de julho, outros 20 produtores dos municípios atendidos participaram da mesma qualificação.

Oportunidade de aprimoramento

De acordo com o gestor do APL Piscicultura Miguel Ângelo, a capacitação oferece a oportunidade de aprimoramento de conhecimentos, possibilitando a dinamização da produção. “O curso irá contribuir para fortalecimento dos piscicultores, agregando valor aos produtos e gerando mais renda”, ressalta Miguel Ângelo Rodrigues de Alencar sobre a capacitação que será ministrada pela professora Susana Luz, docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestre em Aquicultura e Recursos Pesqueiros e Técnica do Instituto Xingó.

De acordo com Susana Luz, além das aulas teóricas, os alunos aprenderão técnicas de manuseio, higiene, conservação, processamento e beneficiamento do pescado, contribuindo para melhor aproveitamento da matéria-prima. “Após a exposição teórica, será feita a prática com as técnicas de abate, descamação, evisceração e cortes do pescado. Além disso, vamos capacitar os participantes para a produção de diversos alimentos a base do peixe, como almôndegas, hambúrguer, kibe, lasanhas, salgados, tortas, escabeche, além da elaboração de produtos salgados e defumados”, explicou a professora.